Agenda cultural da ANPOF privilegia manifestações artísticas de Sergipe
Brasil e Mundo 18/10/2016 17h26Dividida entre o Teatro Tobias Barreto, a Orla de Atalaia e o Museu da Gente Sergipana, a agenda cultural do XVII Encontro Nacional da ANPOF promete apresentações de grupos folclóricos, danças indígenas (Índios Xokó de Sergipe), quadrilhas, forró pé de serra, entre outros. Segundo a Comissão Organizadora, o intuito é de reunir todos os participantes do evento em momentos de descontração e interação, tendo como inspiração a cultura sergipana.
Nesta terça-feira (18), às 20h, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio acontecerá a abertura da Exposição “O homem e o rio”. O evento contará com a participação especial dos índios Xokó que apresentarão o Toré, dança circular tradicional dos povos indígenas do Brasil. De acordo com os organizadores, a iniciativa busca popularizar os resultados do projeto de pesquisa “Ética socioambiental nas comunidades tradicionais do Baixo São Francisco em Sergipe”, coordenado pelo Prof. Dr. Evaldo Becker, da Universidade Federal de Sergipe, e financiado pelo CNPq. As imagens são de autoria dos professores Michele Amorim e Evaldo Becker. Já as molduras foram embelezadas por dois artesões Xokó, Yatan e Inajar, que lhes imprimiram um visual peculiar a partir dos traços tradicionais de sua cultura.
A noite de quarta-feira (19), será dedicada ao lançamento de livros. Mais de 100 títulos voltados à área de Filosofia poderão ser autografados pelos autores, durante o coquetel de lançamento de livros que acontecerá no Museu da Gente Sergipana. Na ocasião, os participantes também terão a oportunidade de prestigiar apresentações folclóricas de Sergipe. Na mesma noite, às 21h, no Oceanário de Aracaju, os participantes serão embalados ao som do forró pé de serra.
Já na noite de quinta-feira (20), a partir das 21h, no Oceanário de Aracaju acontece a tradicional festa de encerramento da Anpof. Este ano a festa terá como tema “Baile das Tartarugas”. Estão previstas diversas apresentações culturais, contemplando os mais variados estilos, a exemplo de quadrilhas, forró, grupos de rock e DJs. Para ter acesso a festa, basta apresentar o crachá da ANPOF.
O XVII Encontro Nacional da ANPOF resulta de uma parceria entre a ANPOF e a UFS. Ao todo, estão sendo aguardadas mais de 2.500 pessoas na cidade entre os dias 17 e 21 de outubro.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP