ANP diz que greve de petroleiros não afeta abastecimento
Brasil e Mundo 07/11/2015 08h58

O superintendente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Aurélio Amaral, disse nessa sexta (6) não ter recebido, até o momento, informação sobre interrupção de abastecimento de combustíveis devido à greve dos petroleiros. Segundo ele, os problemas identificados têm sido pontuais e compensados por meio de um plano de contingência que prevê, por exemplo, autorizações de contratações especiais de distribuidoras, além da busca por polos de abastecimentos alternativos.

“Por hora não temos notícia de interrupção no abastecimento ou no suprimento de combustíveis. As distribuidoras continuam retirando seu produto e têm seus estoques operacionais”, disse Amaral. “Na Bahia tivemos um ou outro problema em função da característica do fornecimento de uma base, por via rodoviária, onde houve de piquetes”, disse Amaral.

De acordo com o superintendente, nesse caso chegou a haver interrupção do fornecimento, mas não houve desabastecimento. “Eles [os petroleiros] fecharam o acesso, o que dificultou, mas aí buscamos outro polo. É um custo maior ou uma distância maior, mas, por hora, o plano de contingência vem funcionando a contento”, acrescentou.

“Estamos sempre monitorando e montando planos de contingência, vendo as consequências, a produção das refinarias e as retiradas de distribuidoras. A situação é de certa normalidade. Enquanto as refinarias estiverem produzindo, é vida normal que seque. Enquanto tiver [refinaria] produzindo, se tem fornecimento”, acrescentou.

Amaral explicou que a ANP não qualquer ingerência sobre as negociações trabalhistas  envolvendo a Petrobras e os petroleiros. “O que nos cabe é adotar ações para manter abastecimento na normalidade. O acompanhamento da agência é no sentido de solicitar medidas para mitigar os efeitos da greve, e nossa preocupação é garantir o abastecimento”, explicou.

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, também comentou o assunto. “Essa conversa está restrita à Petrobras e ao sindicato. Óbvio que o ministério está monitorando, bem como a ANP, com a atenção que o assunto merece. Não temos nenhuma sinalização de risco de desabastecimento. Com relação à produção, há efetivamente uma queda na produção nas plataformas, de 12% a 15%.”, disse Braga

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP