Apagão afeta cidades em 14 estados do Norte e do Nordeste
Brasil e Mundo 21/03/2018 16h34 - Atualizado em 21/03/2018 21h53Por F5 News
Municipios de 14 Estados das regiões Norte e Nordeste do país tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido na tarde desta quarta-feira (21). Também houve relatos de problemas no abastecimento em cidades de outros oito Estados.
O "apagão" teve início por volta das 15h50 e atingiu os estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Amazonas e Tocantins. Serviços de telefonia móvel de algumas operadoras também foram afetados.
Segundo a assessoria de comunicação da Energisa, foi acionado o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), um sistema de proteção que, por meio do desligamento automático e escalonado de blocos de carga, utilizando relés de frequência, minimiza os efeitos de subfreqüência decorrentes de perda de grandes blocos de geração. Mas ainda não se sabe a causa.
Leia também
Apagão fecha empresas e deixa o trânsito caótico em Aracaju
O motivo teria sido a queda de uma linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a perturbação causou o desligamento de cerca de 18 mil MW, localizados na sua maioria nos estados das regiões Norte e Nordeste. De acordo o operador, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas.
Por conta da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, responsável por compensar a perda de energia. Com isso, houve o corte automático de energia de consumidores, no montante de 4.200 MW. “Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, disse o ONS.
O ONS informou que ainda está apurando a extensão e as causas do problema. Uma reunião entre todas as empresas diretamente responsáveis pelo sistema afetado será realizada na sexta-feira (23) ou na segunda-feira (26), segundo o operador, quando serão detalhados os fatores que contribuíram para a falha no disjuntor.
Foto: Fernanda Araujo/F5 News


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP