Artefato caseiro causa explosão no metrô de Londres e 22 pessoas ficam feridos
Brasil e Mundo 15/09/2017 12h50 - Atualizado em 15/09/2017 13h26Nesta sexta-feira (15) um artefato de fabricação caseira provocou uma explosão em um trem do metrô de Londres, na estação de Parsons Green, causando ferimentos em 22 pessoas, informou o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês).
Segundo a imprensa britânica, várias pessoas sofreram queimaduras no rosto, braços e pernas. A explosão, que provocou um incêndio, aconteceu em um recipiente branco que estava dentro de uma bolsa de supermercado em um vagão de um trem com capacidade para 865 passageiros.
O ataque aconteceu no trecho externo da linha District Line, que foi parcialmente suspensa, entre as estações de Wimbledon e Earls Court. A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa Mai, vai fazer esta tarde uma reunião do comitê de emergência Cobra, formado pelos principais ministros do Governo.
As forças da ordem confirmaram que tratam o ocorrido como um ataque "terrorista", que provocou uma "bola de fogo" em um trem repleto de passageiros.
De acordo com o chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard, Mark Rowley, membros do serviço secreto britânico MI5 colaboram nesta investigação e que os agentes estão analisando as imagens das câmeras de segurança.
O chefe policial afirmou também que haverá uma maior presença policial em toda a capital, especialmente na rede de transporte. Por outro lado, Rowley não pôde dizer se alguma pessoa foi detida em relação com este ataque, que ocorreu na estação de Parsons Green, na linha do metrô District, no sudoeste de Londres.
"Se alguma pessoa tem qualquer informação sobre este incidente, deveria, por favor, entrar em contato com urgência", declarou Rowley à população londrina, à qual pediu que esteja "alerta", ainda que "não alarmada".
Segundo os meios de comunicação locais, que citam fontes policiais, o artefato explodiu parcialmente e o suposto objetivo era que detonasse totalmente, o que teria provocado numerosas vítimas por ter acontecido no horário de pico da manhã.
A explosão, que provocou um incêndio, ocorreu em um cubo branco que estava dentro de uma bolsa de supermercado em um vagão de um trem com capacidade para 865 passageiros.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, comandará nesta tarde uma reunião do comitê de emergência Cobra, formado pelos principais ministros do governo.
O Reino Unido sofreu vários atentados este ano, como o de março em frente ao parlamento de Londres; o do estádio Manchester Arena, no norte da Inglaterra, em maio; o da London Bridge, em junho, e outro, também nesse mesmo mês, em uma mesquita do norte da capital britânica.
Fonte: Agência EFE


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP