Atentado suicida no Afeganistão mata 18 pessoas e fere 49
Ataque ocorreu no último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs Brasil e Mundo 17/06/2018 14h28 - Atualizado em 17/06/2018 14h48Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 49 ficaram feridas neste domingo em um atentado suicida cometido no centro da cidade de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
O atentado, que aconteceu no último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs por causa do Eid Al-Fitr ou festividade do final do Ramadã, foi perpetrado por volta das 15h local (7h30, em Brasília), no distrito policial número um da cidade, disse o porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai.
A fonte precisou que o ataque ocorreu perto do Palácio do Governador ou Shahi Palace, onde estava reunido um grupo de funcionários, idosos tribais e talibãs para debater o cessar-fogo e assuntos relacionados com a paz.
No entanto, o suicida se ateou fogo em uma área na qual só havia civis, de acordo com Khogyanai.
Um atentado suicida ocorrido no sábado a cerca de 15 quilômetros de Jalalabad e reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) deixou 25 mortos e 54 feridos no local onde estavam reunidos um grupo de talibãs e civis para celebrar a trégua.
O presidente afegão, Ashraf Gani, declarou na semana passada um cessar-fogo unilateral depois que cerca de 2 mil ulemás criaram uma fatwa na qual declaravam "ilegítimo" o conflito, uma medida que ontem prolongada por um período indeterminado.
Dois dias mais tarde do anúncio de Gani, os talibãs anunciaram uma trégua de três dias por ocasião da festividade do Eid al-Fitr, que expirará meia-noite.
Nangarhar é considerado o reduto do Estado Islâmico desde sua chegada ao país em 2015.
O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos após o final da missão da Otan em 2015, que só continua no país em tarefas de treinamento e capacitação das forças afegãs.
Fonte: Agência EFE


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP