Brasil bate recorde em geração de energia eólica
Brasil e Mundo 06/07/2016 13h45Por Gildeson Ferreira
A capacidade total instalada de geração de energia eólica registrou mais um recorde com produção de 4.877 MWmédios, nesta semana. A base de cálculo realizada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), mostra que o valor é 151 MWmédios superior ao recorde anterior, ocorrido em 25 de junho de 2016, com a produção de 4.726 MWmédios.
Segundo o Plano de Decenal de Expansão de Energia – PDE 2024, a capacidade instalada eólica no País alcançará 24 mil MW até 2024, com a expansão da geração elétrica no Brasil privilegiando as fontes limpas e renováveis.
Em meio aos bons ventos, o Brasil tem ampliado a participação desta fonte de matriz energética. A região Nordeste do Brasil registrou o maior valor do ano, com 4.606 MWmédios, sendo 353 MWmédios acima do recorde anterior, verificado na quarta-feira (29/06).
Apenas no mês de Abril, a produção de energia eólica no Brasil teve um crescimento de 132% quando comprado ao mesmo período de 2015. No mês de maio, a fonte eólica atingiu 8.796 MW instalados, valor 46% superior ao mesmo período de 2015 (6.025 MW).
Assim, a fonte eólica representa 6,1% da matriz de capacidade instalada de geração de energia elétrica do Brasil, com aumento de 1,7 pontos percentuais em sua participação no período de um ano.
Sergipe como produtora eólica
Fruto de um investimento total de R$ 125 milhões, com investimentos do Banco de Desenvolvimento da China – China Development Bank (CDB), a Usina de Energia Eólica, empreendimento do grupo Engevix, terá capacidade de abastecer uma cidade com 120 mil habitantes
As 23 torres, de 100 metros de altura cada, que constituem a Usina de Energia Eólica (UEE) Barra dos Coqueiros formam uma paisagem admirável aos olhos de quem passa às margens da Rodovia SE-100, no município sergipano. Espalhadas numa área de 300 hectares mais do que encantar por sua bela e imponente imagem, o Parque Eólico é um marco para produção energética do estado.
O Parque Eólico é controlado pela Desenvix, que tem como sócios a empresa de engenharia Jackson Empreendimentos, a norueguesa SN Powere, e a Funcef, Fundação de Previdência Complementar dos Funcionários da Caixa Econômica Federal.
*Colaborador independente de São Paulo


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP