Cientistas afirmam existência de uma terceira pessoa curada do HIV
Esse seria o terceiro caso de alguém livre do vírus da Aids no mundo Brasil e Mundo | Por Saullo Hipolito* 07/03/2019 10h16 - Atualizado em 07/03/2019 18h23Poucos dias depois do mundo conhecer o caso do paciente de Londres que pode ter sido curado do HIV, pesquisadores da Holanda anunciaram a existência de uma nova pessoa que passou pelo mesmo processo que Timothy Ray Brown e o paciente de Londres e aparenta não ter resquícios de vírus no corpo.
O “paciente de Düsseldorf” foi apresentado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em Seattle, na última terça-feira (5). Segundo as informações coletadas pelo New Scientist, este paciente foi submetido ao transplante de medula óssea como os outros dois pacientes livres de HIV.
“Agora, três meses depois que eles pararam de tomar medicamentos antivirais, biópsias do intestino e dos gânglios linfáticos do paciente não mostraram nenhum HIV infeccioso”, disse à New Scientist a pesquisadora Annemarie Wensing, da University Medical Center Utrecht.
As informações de Javier Martinez-Picado, do Instituto IrsiCaixa de Pesquisa em Aids de Barcelona, dão conta de que mais duas pessoas também estão sendo analisadas, eles passaram pelo mesmo processo transplantar, mas ainda fazem uso dos medicamentos.
Em caso de erradicação do vírus no futuro desses casos, a cura para o HIV pode ser atestada de forma mais efetiva.
Antirretrovirais
Enquanto a cura para o vírus da Aids não chega, é importante o uso da medicação que possibilita o controle do vírus dentro do organismo da pessoa. Tomar os remédios conforme as indicações do médico é fundamental para ter sucesso no tratamento - isso é, ter uma boa adesão, tornando a carga viral da pessoa indetectável.
Quando o paciente não segue todas as recomendações médicas, o HIV, vírus causador da doença, pode ficar resistente aos medicamentos antirretrovirais. E isso diminui as alternativas de tratamento.
*Com informações do NewScientist
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP