Como saber se o bebê está com o intestino preso
Brasil e Mundo 19/05/2015 18h22

O hábito intestinal varia conforme o que ingerimos e a faixa etária. Além disso, o ritmo do intestino pode dizer muito sobre como anda a saúde do seu bebê.  Durante a amamentação exclusiva, por exemplo, a chefe da gastroenterologia do Instituto da Criança, Yu Kar Ling Koda, explica que o padrão normal de evacuação pode chegar a cinco ou seis vezes ao dia e as fezes são mais líquidas, em geral, a coloração é amarela-clara.

A nutricionista do Instituto da Criança Glauce Hiromi Yonamine comenta que a amamentação também protege contra constipação, pois o leite materno possui prebióticos, substâncias que ajudam no funcionamento intestinal. “É muito mais difícil uma criança em aleitamento exclusivo desenvolver constipação. Ela pode até demorar um pouco mais para evacuar ou não evacuar todos os dias, mas o cocô terá consistência adequada, sem dor”, afirma Glauce.

Também pode acontecer de o bebê evacuar logo após a mamada, já que a composição do leite materno é de fácil digestão. “Já uma criança que só toma mamadeira (com fórmula infantil), pode fazer menos vezes e mais consistente, como uma pasta ou até fezes endurecidas”, detalha doutora Yu.

Com a introdução da papinha, o padrão muda novamente, por conta da alimentação variada. A criança evacua uma ou duas vezes, mais consistente. E é nesta fase que os problemas de constipação são mais frequentes, principalmente, quando nao se toma cuidado com a alimentação.

Quando ficar alerta?

Há variações para a definição de constipação até mesmo entre os especialistas. Alguns confirmam o quadro quando o paciente permanece três dias sem fazer cocô, enquanto outros dizem que ocorre quando evacua menos de duas ou três vezes por semana. Doutora Yu prefere interpretar o padrão normal de evacuação da criança antes de definir o estado de constipação. Se, normalmente, o pequeno faz duas ou três vezes ao dia, as fezes costumam sair pastosas e sem dificuldade, mas num dado momento a mãe nota que ele passa a fazer esforço e sentir dor ao evacuar, além de apresentar as fezes endurecidas, ele está constipado.

“Mesmo que esse bebê faça coco todos os dias, ele está em constipação. Ou seja, não interessa muito o intervalo, mas a consistência das fezes, como faz cocô: é com muito esforço? É duro, em pedrinhas? Sente dor? Chora?,” explica a especialista.

O contrário também acontece: há bebês que tomam leite materno e ficam dois, três dias sem fazer cocô. Mas, se ao evacuar, as fezes vierem sem esforço, não se preocupe. Isso não é constipação.

“Devemos considerar também o padrão de constipação que nós herdamos. Se os pais apresentarem tendência a constipação intestinal, é recomendável tomar mais cuidado com a alimentação”, afirma doutora Yu.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP