Consumo de produtos importados atinge recorde no Brasil
Brasil e Mundo 12/08/2011 12h58O consumo de produtos importados no Brasil chegou a 22,9% e atingiu um patamar recorde na série histórica, iniciada em 1997, segundo dados apresentados nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O crescimento no segundo trimestre deste ano foi de 1,3% em comparação com o mesmo período de 2010, e indica a dificuldade que as mercadorias nacionais têm de concorrer com os similares estrangeiros. As exportações também registraram alta no período avaliado. Os dados fazem parte do Coeficiente de Exportação e Importação (CEI), levantamento do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp.
"Estamos atravessando um momento grave da indústria brasileira, principalmente por fatores externos, como o caso da sobrevalorização do real", alertou o diretor do Departamento, Roberto Giannetti da Fonseca.
O resultado, segundo a Fiesp, sinaliza que a indústria nacional não tem conseguido responder ao aumento da demanda no mercado local, que vem sendo atendida pelos importados. Segundo o estudo, a crise financeira nos EUA e na Europa, quedesaquece a atividade exportadora, também tem derrubado o dólar e barateado os importados, gerando um aumento no consumo brasileiro "de forma preocupante".
Fonte: O Globo


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP