Deficiência hormonal pode atrapalhar o crescimento de crianças
Crescimento tem um fator genético importante Brasil e Mundo 16/06/2015 13h59A questão hormonal pode influenciar no crescimento das crianças. Segundo o médico endocrinologista, Sérgio Vêncio, a média de crescimento é diferente de uma pessoa para outra, devido às características genéticas.
Para acompanhar o crescimento, desde o nascimento pais e pediatra devem ficar atentos nos 2 primeiros meses de vida. Até os 4 anos, a criança cresce bem, entre 4 anos e o começo da puberdade, cresce entre 4 e 6 centímetros, ou seja, uma médica de 5 a 6 centímetros por ano.
Para saber se a criança está com o crescimento normal, a conta é simples: soma a altura do pai e a da mãe, se for menino, soma mais 13 e divide por 2. Se for menina, soma a altura do pai e a da mãe, menos 13 e divide por 2. Por aí se tem a previsão familiar da estatura final da criança. A partir disso, quando o pediatra joga os dados no gráfico, ele já sabe se está acima ou abaixo. Estando abaixo, procura um especialista que solicita alguns exames.


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP