Dia dos Pais: conheça os cinco exercícios de Pilates para homens
Saiba os benefícios do método para a saúde e qualidade de vida dos papais
Brasil e Mundo 10/08/2019 10h45 - Atualizado em 11/08/2019 13h25

O Dia dos Pais está chegando e, nessa data especial, não tem como deixar de lembrar dessas figuras tão importantes, pois também merecem atenção com a saúde.  

E ao falar de bem-estar e no cuidar da saúde, o Pilates é a prática que é mais acessível para todos os gêneros, idades e limitações, ainda mais que o praticante pode seguir duas linhas: a de reabilitação física ou a de fitness. 

Criado por um homem, Joseph Pilates, para ajudar soldados a se exercitar nos campos de concentração da Primeira Guerra Mundial, o método por meio dos exercícios e aparelhos se adaptam a diferentes níveis de condicionamento e podem desafiar muito a musculatura dos homens.  

Entre os inúmeros benefícios, está: alívio de dores lombares e musculares, promove flexibilidade, melhora na postura, equilíbrio, resistência, força, tonificação muscular, emagrecimento e até melhora no desempenho sexual.  

Para comemorar o Dia dos Pais, a professora e coordenadora da Metalife Studios, Fernanda Eleutério, sugere um treino especial voltado aos homens. Confira cinco exercícios que exigirão bastante dos grupos musculares preferidos pelo público masculino (costas, peitoral, ombro, bíceps, tríceps e abdômen):    

Exercício 01 - Puxada para cima (cadilac)

Posição inicial: com a coluna neutra, segure nas barras superiores do cadilac. Os pés deverão estar apoiados no trapézio, e o quadril estendido; Execução: puxe o corpo para cima aproximando das barras. Desça lentamente no ritmo da respiração; Grupo muscular principal: costas e abdômen.  

Exercício 02 - Desenvolvimento de ombros no cadilac

Posição inicial: em pé, fora do cadilac, e de costas para o equipamento, segure as alças. Inicie com os cotovelos dobrados e as mãos levemente acima dos ombros; Execução: empurre as alças para cima até estender os braços. Volte lentamente; Grupo muscular principal: ombros (deltoide).  

Exercício 03 - Meio rolamento com bíceps (sentado numa bolinha) cadilac

Posição inicial: sentado com os pés unidos, joelhos flexionados e coluna alinhada. Segurando as alças; Execução: comece flexionando a coluna lombar pela força dos abdominais e glúteos. Em seguida, comece a puxar as alças flexionando os cotovelos e depois estenda; Grupo muscular: bíceps e abdômen.  

Exercício 04 - Segunda posição ajoelhado (reformer)

Posição inicial: ajoelhado em cima do reformer, apoie os pés no apoiador de ombros. Segure as alças e mantenha os braços abertos na linha dos ombros; Execução:  junte os braços na frente dos ombros e, depois, afaste-os lentamente. Mantenha o equilíbrio; Grupo muscular principal: peitoral e abdômen.  

Exercício 05 -Tríceps ajoelhado no reformer

Posição inicial:  ajoelhado em cima do reformer, apoie os pés no apoiador de ombros. Segure as alças e mantenha os braços para cima; Execução: empurre as alças até estender os cotovelos. Depois flexione lentamente para manter o equilíbrio; Grupo muscular principal: tríceps e abdômen.

Fonte: Assessoria de imprensa 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP