Enem 2015: saiba como administrar bem o tempo durante as provas
Brasil e Mundo 05/10/2015 08h55Da Redação
A partir desta segunda-feira (5), o F5 News passa a publicar uma série especial sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Mais de 115 mil sergipanos devem participar das provas que ocorrem nos próximos dias 24 e 25 de outubro em todo o país. Este ano, por questões de segurança, o Ministério da Educação (MEC) definiu um novo horário de início das provas. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.
Os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor. Ou seja, dos horários locais em relação ao da capital federal. Para o participante se sair bem, precisa conhecer a prova e planejar a resolução dentro do tempo disponível.
Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado (24), serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo (25), será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
De acordo com o professor do Ensino Médio George Gonçalves, como a prova concentra muitas matérias e conteúdos, a dica é administrar bem o tempo para conseguir concluí-la no horário determinado. “Não é só resolver a prova, é procurar caminhos mais rápidos que vão dar aquela solução ou permitir ao estudante chegar àquela resposta”, diz. “Então, às vezes, não é necessário chegar ao final da resolução da questão para chegar à alternativa correta da mesma.”
O professor de matemática Marden Júnior explica que o tempo é um dos desafios que o participante precisa superar. “Mesmo que ele esteja muito bem treinado, vai chegar lá na questão 40 com o tempo estourado”, afirma. “A estratégia está em dar uma lida completa na prova, olhar as questões, classificar como médias, fáceis e difíceis e fazer primeiro as fáceis para não dar sopa ao azar.”
Para a assessora pedagógica da Saraiva e doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp Carolina Assis Dias Vianna, o ideal é que o estudante utilize em torno de 1h10 para produção do texto. “Não adianta passar metade do período fazendo uma ótima redação e não conseguir fazer as 90 questões. Da mesma forma, não é interessante fazer um texto ruim correndo para ter mais tempo para as 90 questões”, explica.
A especialista ainda sugere que o estudante faça um teste de organização do tempo antes do dia da avaliação. “Se não teve oportunidade em algum simulado da escola, pode fazer em casa: imprima uma prova de anos anteriores e coloque o cronômetro em ação. Faça isso quantas vezes for possível! Esse treino deixará o rendimento e a administração do tempo cada vez melhores e trará mais segurança e confiança”, recomenda Carolina Assis Dias Vianna.
Confira outras dicas da assessora pedagógica:
Antes da Prova
- Leia muito, todos os textos que tiver oportunidade. Jornais, revistas, blogs, comentários em redes sociais, e sempre analise as opiniões das pessoas e o que você pensa sobre tais ideias: Concorda? Discorda? Por quê? Algum desses textos consegue convencer você em relação ao que pensava antes de lê-lo? Quais argumentos ele utiliza e por que são (ou não são) convincentes?
- Atente especialmente para os artigos de opinião veiculados em jornais e revistas. Esse é um dos formatos mais próximos do que se espera de uma dissertação como a do Enem, e é algo próximo disso que deve ser produzido.
Na Hora da Prova
- Seja sincero: o que você de fato pensa sobre o assunto proposto na prova de redação? Não tente adivinhar o que os corretores gostariam de ler. Eles não querem nada além de um texto que respeite os direitos humanos, no tema solicitado, fluente, sem ideias truncadas, cuja leitura corra como se estivessem lendo um texto em um bom veículo de comunicação;
- Dê continuidade às ideias do seu texto: é muito comum, nesse tipo de redação, cometer o equívoco de fazer um segundo parágrafo que parece um outro começo. Tente retomar o que você trouxe inicialmente para desenvolver e aprofundar mais a ideia. O mesmo vale para os parágrafos subsequentes;
- Uma particularidade da prova do Enem é pedir uma proposta de intervenção. Ao elaborar a sua, procure ser pontual e objetivo; evite ideias genéricas. Para avaliá-la, pense: essa proposta serve para resolver qualquer problema? Se servir, refaça-a, procurando ser mais específico.
Fique Ligado!
Diferente dos anos anteriores, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet.
Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.
O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
*Com informações do MEC e Saraiva


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP