Enem: confira dez dicas para ter um bom rendimento na prova
Brasil e Mundo 14/10/2017 09h20 - Atualizado em 14/10/2017 09h53

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, marcado para 5 e 12 de novembro, os estudantes precisam ficar atentos a alguns procedimentos fundamentais que ajudam na resolução das provas e na administração do tempo disponível.

Professora de língua portuguesa, literatura e redação há mais de 20 anos, Deliane Leite Teixeira lembra que, para o candidato ser bem-sucedido na prova do Enem, deve tirar uma boa nota na prova de redação e de conhecimentos gerais. “Além de estudar e ler bastante, é importante que o candidato tenha controle do tempo de prova, não fique distraído e sem ritmo na hora de responder às questões”, orienta.

Deliane, que leciona no Centro de Ensino Médio Setor Leste, em Brasília, selecionou dez dicas importantes para assegurar bom rendimento. Confira, abaixo, o roteiro elaborado pela professora.

1 – Com a proximidade da prova, reserve boas noites de sono. Consuma bastante água e frutas, dando preferência a uma alimentação um pouco mais balanceada e saudável do ponto de vista calórico.
2 - Compareça ao local do exame uma hora antes do início da prova. Para tanto, acorde duas horas mais cedo que o habitual e planeje o trajeto a partir de sua casa com mais tranquilidade.
3 – Esteja atento à interpretação de texto. A leitura ajuda a incentivar o raciocínio da mente, e as respostas das questões, na maioria das vezes, estão dentro desses textos.
4 - Resolva primeiramente as questões dos assuntos com os quais você tem mais facilidade de lidar e são o seu forte.
5 – Redação é treino. Com a proximidade da prova, faça pequenos textos de dez linhas. Pegue temas como ética, violência, corrupção, etc. Depois, passe para a estrutura da dissertação, reunindo temas das edições anteriores do Enem e lembrando que o parágrafo de conclusão deve ser sempre uma proposta de resolução do tema em relação à sociedade.
6 – Pense na questão do tempo de resolução da prova, aproximadamente três minutos por questão. É importante pegar edições anteriores do Enem e treinar em casa, como se você estivesse ali. Desligue o celular, o computador e demais aparelhos eletrônicos que possam distrair sua atenção.
7 - Após responder todas as questões, revise uma por uma. Só então, preencha o cartão de respostas. E concentre-se.
8 – Esteja atento ao planejamento nas semanas que antecedem a prova. Não estude em cima da hora. Um dia antes do exame, não releia demais o que você já estudou. Você precisa estar descansado. O ideal é fazer uma breve revisão do conteúdo até dois dias antes.
9 – Em relação ao segundo dia de provas, de exatas, procure fazer cálculos curtos e também não deixe de revisar os assuntos. Isso vai lhe trazer mais segurança na hora da prova.
10 – A preparação dos estudos é importante. Mesmo para quem não estudou ou estudou pouco, é importante sanar as dúvidas que restaram. Aqui, resolver simulados e edições anteriores do Enem pode ajudar. Faça, sem se preocupar com o tempo.

Fonte: MEC

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP