FAB inicia operação para transportar pacientes de Manaus a outros estados
Nove estados devem atender pacientes do Amazonas, que vive colapso na Saúde Brasil e Mundo | Por F5 News 15/01/2021 11h21 - Atualizado em 15/01/2021 16h49Até quinta-feira (14), 427 pacientes das redes pública e privada de saúde aguardavam um leito para internação, a maioria em Manaus, que concentra a maior parte das hospitalizações no estado e enfrenta falta de oxigênio para atender a todos os pacientes.
A Ebserh encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde disponibilizando, aproximadamente, 150 leitos exclusivos para o atendimento aos infectados, somando os nove estabelecimentos, sendo 22 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os demais de enfermaria. Foram disponibilizados hospitais federais do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Brasília e Goiânia.
No total, 235 pacientes serão levados a outras unidades da Federação, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas. Os aviões também transportarão profissionais de saúde.
Ao todo, o Amazonas tem 223.360 casos e 5.930 óbitos confirmados de covid-19. Além disso, o número de sepultamentos em Manaus aumentou 450% em um mês, segundo a prefeitura da capital.
Em entrevista ao Estadão, o epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, afirmou que uma nova cepa do coronavírus, identificada em turistas japoneses após viagem à Amazônia, é a explicação mais plausível para a explosão atual de casos.
*Com Estadão e Metrópoles





