Brasil
Governo adia previsão de restabelecer parte da energia no Amapá para sábado
O Estado está no escuro desde a terça-feira após um incêndio na subestação Macapá.
Brasil e Mundo | Por F5 News 07/11/2020 08h44 - Atualizado em 08/11/2020 11h24

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tem a expectativa de restabelecer parte do fornecimento de energia elétrica no Amapá a partir da madrugada deste sábado (7). O Estado está no escuro desde a noite de terça-feira (3), após um incêndio na subestação Macapá. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado foram afetados. Moradores têm relatado falta de água e racionamento de comida na cidade. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) mandou para o Amapá aeronaves com toneladas de equipamentos necessários para reestabelecer a energia elétrica . As aeronaves transportarão máquinas de purificação de óleo e geradores para Macapá (AP). 

O transformador avariado pertence à empresa concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), controlada pela espanhola Isolux, e foi totalmente destruído. Como outros dois equipamentos também foram danificados, não houve possibilidade de reaproveitamento das peças para religamento da subestação.

O apagão levou o governo do estado a decretar situação de emergência. Pessoas estão perdendo alimentos em virtude da falta de refrigeração e gêneros básicos começam a faltar nos mercados. Uma das poucas panificadoras da capital que ainda funcionam concentra longas filas na entrada. O estabelecimento decidiu limitar a quantidade de pães por cliente.

Além disso, as pessoas têm dificuldade de fazer compras de forma eletrônica por falta de internet estável e energia para carregar as máquinas de cartão. Os consumidores precisam sacar dinheiro para fazer compras, mas o apagão também não permite saques em caixas rápidos. Os principais hospitais do estado estão operando a base de geradores a óleo diesel.

Na manhã de sexta, Albuquerque afirmou que o plano do governo era restabelecer o fornecimento de 70% da carga no Estado no mesmo, mas isso não aconteceu. O governo trabalha agora com a expectativa de atingir a meta neste sábado. A retomada das condições normais de atendimento, no entanto, deverá ser mais longa, em até 10 dias.

Segundo o ministro, o presidente Jair Bolsonaro está sendo atualizado sobre todas as medidas do governo para a volta da normalidade do serviço. Mas, disse que não há previsão que o chefe do Executivo visite o local.

Na noite deste sexta-feira, Bolsonaro gravou um vídeo nas suas redes sociais para dizer que em torno de 60% da necessidade de energia do Estado voltaria ao normal até a meia-noite. "Esperamos num espaço de tempo, o mais breve possível, toda essa questão energética seja restabelecida no nosso Estado do Amapá", disse. 

 

*Com informações das Agências Brasil e Estado

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus