Greve dos bancários paralisa mais de 170 agências em Sergipe
Brasil e Mundo 12/09/2016 06h46Por F5 News
A rede bancária continua paralisada nesta segunda-feira (12) em todo o Brasil. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no final da semana passada e decidiram manter a greve iniciada há sete dias. Em todo o país, mais de 10 mil agências e 54 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas. Em Sergipe, 174 agências estão com o atendimento comprometido, segundo Sindicato dos Bancários (Seeb/SE).
A Fenaban propôs aumento de 7% nos salários e benefícios e um abono de R$ 3,3 mil, que será pago 10 dias após a assinatura do acordo. A proposta foi recusada pelo Comando Nacional dos Bancários, que a considerou insuficiente e continua reivindicando reajuste de 14,78% [sendo 5% de aumento real e mais a correção da inflação], 14o salário, participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 8.297,61, entre outros. Uma nova rodada de negociação foi marcada para terça-feira (13), às 14h.
Segundo último balanço divulgado pelo Seeb/SE, no Banco do Estado de Sergipe (Banese), das 20 agências instaladas na capital sergipana, 80% estão sem funcionar. Já no interior, estão paralisadas 82% das 44 agências. Ainda do banco estadual, 50% dos Pontos Banese estão fechados. No Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a greve envolve 100% das três agências da capital e no interior, 85% (15 unidades). No Banco do Brasil (BB), na capital, a greve continua em 100% das agências (14 unidades) e 55%, no interior (37).
Na Caixa Econômica Federal, o movimento grevista envolve todas as agências da capital (19) e todas localizadas no interior (23). No Bradesco e HSBS, a greve envolve 50% do total das agências na capital (oito) e interior (14). No Santander, a greve envolve 100% das agências (cinco). Já no Itaú, o movimento está em 92% do total das agências, na capital (oito) e no interior (quatro).
Na tarde desta segunda, os bancários realizam uma caminhada a partir das 16 horas na praça General Valadão, no centro da capital sergipana.
Alternativas
Com a paralisação, os consumidores estão procurando meios alternativos para pagar suas contas. Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas, o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato com o banco, por telefone, e solicitar uma alternativa. Veja outras orientações.


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP