Homem negro é espancado e morto em supermercado de Porto Alegre
Crime aconteceu na véspera do Dia da Consciência Negra e foi gravado por testemunhas Brasil e Mundo | Por F5 News 20/11/2020 08h42 - Atualizado em 20/11/2020 12h21Um homem negro morreu após ser espancado por dois homens brancos em um supermercado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O crime aconteceu na noite de quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20). As imagens das agressões foram registradas por testemunhas. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.
Informações preliminares apontam que um dos agressores é segurança do local e o outro é um policial militar que estava fazendo compras. A vítima, João Alberto Silveira Freitas, tinha 40 anos. A Polícia Civil do Estado investiga o crime.
De acordo com o delegado Leandro Bodoia, plantonista da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), teria havido um desentendimento entre a vítima e os seguranças. Testemunhas disseram que João Alberto fez "gestos agressivos" dentro do supermercado enquanto passava as compras pelo caixa. "Não foi nada muito grave", diz o delegado. Neste momento, os seguranças foram chamados e o conduziram para fora da loja. A esposa da vítima seguiu dentro do estabelecimento finalizando a compra.
Os dois suspeitos da agressão foram presos em flagrante. Um deles permanece no Palácio da Polícia de Porto Alegre. O outro (policial militar temporário) foi encaminhado para a Brigada Militar (BM).
Segundo Bodoia, câmeras de segurança mostraram o homem desferindo um soco no segurança. Neste momento teriam começado as agressões. Quando a esposa de João Alberto saiu do supermercado em direção ao estacionamento, viu a cena. Uma ambulância do Samu foi ao local e tentou reanimá-lo, mas ele não resistiu.
Em um vídeo que circula pela redes sociais, a vítima está gritando enquanto recebe socos no rosto. Ao fundo, uma pessoa grita "vamos chamar a Brigada (Militar)". Uma mulher vestindo uma camisa branca e um crachá, que também seria funcionária do supermercado, aparece ao lado dos agressores filmando a ação. Ela já foi identificada e será ouvida.
Em nota, o Grupo Carrefour considerou a morte "brutal" e disse que "adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos". Afirmou também que vai romper o contrato com a empresa responsável pelos seguranças e que o funcionário que estava no comando da loja durante o crime "será desligado". O grupo disse ainda que a loja será fechada em respeito à vítima e que dará o "suporte necessário" à família da vítima.
O espancamento covarde mata o rapaz. O vídeo está nas redes. Ñ ia posta-lo mas afinal ... homem foi morto! É uma denúncia!
— Maria do Rosário (@mariadorosario) November 20, 2020
O racismo mata! #VidasNegrasImportam
Notem q passa um sujeito e NÃO FAZ NADA. Tem uma mulher FILMANDO DE PERTO. Nem tentou impedir! Ela é parte do horror! pic.twitter.com/SjvuH9CMpN
Governo
Pelo Twitter, o vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, disse que, embora em trabalho remoto, por ter sido diagnosticado ontem (19) com a covid- 19, acompanha os fatos. “Vamos apurar esse fato à sua exaustão, não podemos admitir ações dessa natureza. As imagens são horripilantes, a segurança pública de nosso estado fará tudo para o seu total esclarecimento”.
O governador do estado, Eduardo Leite, também se manifestou pelas redes sociais. “Hoje é o Dia da Consciência Negra. Infelizmente, nesta data em que deveríamos celebrar políticas públicas e avanços na luta por igualdade racial, nos deparamos com cenas que nos deixam indignados pelo excesso de violência que levou à morte um cidadão negro”, lamentou. O governador prestou solidariedade à família de João Alberto.
A perícia foi realizada no local no fim da noite de ontem. A polícia vai analisar as imagens de câmeras de segurança e de testemunhas e vai colher depoimentos. O caso foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).
Uma manifestação em frente ao supermercado está prevista para as 18h de hoje.





