Inep divulga balanço da educação superior de 2015
Foram avaliados 8.121 cursos, 26 áreas e 447.056 participantes.
Brasil e Mundo 08/03/2017 16h53 - Atualizado em 08/03/2017 18h10

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (8), os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. O balanço é referente à avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros.

A avaliação, em uma escala de 1 a 5, tem como objetivo aferir conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao longo do curso.

Em 2015, foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Foram avaliados 8.121 cursos, 26 áreas e 447.056 participantes. O número de concluintes regulares inscritos no Enade 2015 foi de 549.847, mas apenas são considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o Questionário do Estudante. O número de IES que tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) calculado foi de 2.109.

A avaliação é de responsabilidade do Inep. Já a regulação é definida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação.

Resultados 

Em 2015; 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade, indicador de qualidade a partir do desempenho dos estudantes, obtiveram o conceito 1; 26,9%, o conceito 2; 42,7%, o conceito 3; 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5.

Já no Conceito Preliminar de Curso (CPC), calculado somente para cursos com, no mínimo, dois concluintes participantes no Enade, 0,3% dos cursos obtiveram conceito 1; 11%, conceito 2; 57,7%, conceito 3; 26,5%, conceito 4 e 1,1%, o conceito 5.

O cálculo, por IES, do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação. Em 2015; 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; 16,6%, conceito 4 e 1,1 conceito 5.

Atraso

Os indicadores de qualidade da Educação Superior são, tradicionalmente, divulgados, em novembro do ano seguinte à aplicação do Enade. Os dados de 2015, entretanto, sofreram um atraso após o Inep constatar dois problemas de responsabilidade da empresa contratada para operacionalizar o manuseio, distribuição e aplicação das provas: montagem incorreta de alguns pacotes de provas e quantidade de provas insuficiente em algumas salas de aplicação.

Após análise sistemática, o Inep constatou que 399 participantes foram afetados por problemas de aplicação no Enade 2015, o que não significa que cursos e IES tenham sido automaticamente afetados para efeito do cálculo dos indicadores. A análise do problema de aplicação encontra-se descrita em uma nota técnica no portal do Inep.

Saiba mais sobre os critérios de avaliação

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep

 

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