Jovem britânico acorda de coma após 11 meses e sem saber da pandemia
Ele ficou desacordado desde março do ano passado e foi contaminado duas vezes Brasil e Mundo | Por F5 News* 03/02/2021 17h13 - Atualizado em 03/02/2021 17h20Um grave acidente de carro deixou o jovem britânico Joseph Flavill, de 19 anos, em coma por 11 meses. O estudante inglês sofreu uma lesão cerebral traumática após ter sido atropelado e entrou em coma no dia 1º de março do ano passado, quando a covid-19 ainda não era considerada uma pandemia.
Joseph foi atingido por um carro enquanto caminhava perto de casa, em Staffordshire, na Inglaterra. Por seis meses ficou internado no Hospital Geral de Leicester, sendo posteriormente transferido para o centro de reabilitação neurológica Adderley Green, onde permanece.
Somente três semanas após o acidente, a Inglaterra entrou no primeiro lockdown devido à pandemia, uma das medidas mais extremas visando conter o avanço da covid. Durante esse tempo a contaminação pelo novo coronavírus se espalhou pelo mundo e desde dezembro o Reino Unido enfrenta o terceiro lockdown, diante de uma nova cepa do vírus. Passados 11 meses, Joseph Flavill acordou sem ter conhecimento da pandemia e aos poucos se recupera da lesão cerebral, evoluindo bem, segundo os médicos.
O caso tem repercutido na imprensa brasileira, que reproduz relatos de familiares do jovem a jornais britânicos. Segundo a família, o rapaz chegou a ser infectado pela covid por duas vezes no hospital, uma enquanto ainda estava em coma e outra depois de acordar, mas conseguiu se recuperar. E, por enquanto, Joseph não tem ideia da proporção que a pandemia tomou.
Ao The Guardian, a tia de Joseph, Sally Flavill Smith, disse que a família só o avisou que, devido às restrições, os familiares não podem ficar com ele no hospital. “Eu simplesmente não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, eu não acho que teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos", contou ao jornal, segundo informou o Correio Braziliense.
“É quase como se ele tivesse dormido durante toda a pandemia. É difícil, pois sabemos que ele está mais alerta, mas como você explica a pandemia para alguém que está em coma?”, também disse Sally, ao jornal Daily Mail, conforme informado pelo Metrópoles. Ainda segundo a família, Joseph já consegue fazer alguns movimentos e conversar aos poucos.
*Com informações do Correio Braziliense e do Metrópoles





