Juiz sergipano manda prender vice-presidente do Facebook no Brasil
Empresa teria descumprido ordem para quebrar sigilo no Whatsapp
Brasil e Mundo 01/03/2016 11h23

Da Redação

O vice-presidente do Facebook no Brasil, Diego Dzodan, foi preso nesta terça-feira (1º) pela equipe da Polícia Federal da Delegacia de Repressão Entorpecentes/SP ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos (SP). A ordem de prisão preventiva, quando não há prazo para a soltura, foi feita pelo juiz de Sergipe Marcel Maia Montalvão, da comarca criminal de Lagarto por descumprimento de ordem judicial deferida há quatro meses. 

Segundo investigadores, a decisão judicial teria relação com o descumprimento de ordem judicial para a empresa de tecnologia quebrar o sigilo de mensagens de investigados envolvidos em tráfico de drogas e o crime organizado. As investigações tramitam em segredo de justiça. As mensagens foram trocadas pelo aplicativo Whatsapp, de propriedade do Facebook.

Diego é argentino e mora no Brasil. Na sede da PF em São Paulo, o executivo respondeu a perguntas encaminhadas pela Justiça de Sergipe e depois foi encaminhado ao CDP Pinheiros.

Em nota divulgada no começo da tarde desta terça, o juiz ratificou que "a empresa Facebook, mesmo diante de três oportunidades, não liberou as conversas solicitadas à Policia Federal. Sendo assim, o magistrado determinou uma multa de R$ 50 mil caso a ordem não fosse cumprida, a empresa não atendeu. A multa foi elevada para R$ 1 milhão e, também, a empresa Facebook não cumpriu a determinação judicial de quebra do sigilo das conversas". Ainda segundo a nota, a prisão foi baseada no artº 2º, §1º, da Lei 12.850/2013 por impedir a investigação polícia.

Em nota, a empresa diz estar desapontada com a prisão, que considerou ser uma medida desproporcional. "Estamos desapontados com a medida extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até a delegacia devido a um caso envolvendo o WhatsApp, que opera separadamente do Facebook. O Facebook sempre esteve e sempre estará disponível para responder às questões que as autoridades brasileiras possam ter”, declara.  O FB é dono do WhatsApp desde o começo de 2014.

Foto: Arquivo Pessoal/Diego Dzodan

 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP