Projeto doa livros e incentiva leitura em escolas públicas
Brasil e Mundo 05/03/2017 10h26Há dezesseis anos o projeto “Ler é Bom, Experimente!”, vem realizando o grande sonho de professores e educadores: alunos leitores! No projeto, aplicado em escolas públicas em todo o país, cada aluno recebe um livro e após a leitura, discussão dos temas e realização de atividades, desenvolve textos com possibilidade de tê-los publicado em uma coletânea dos melhores textos produzidos pelos estudantes participantes do projeto.
Dirigido a alunos da rede pública de ensino, o projeto de incentivo à leitura, beneficiará 28 mil alunos de 240 escolas em 2017. O trabalho consiste na doação de livros e desenvolvimento de atividades, a partir da leitura, por estudantes do 3º ano do ensino fundamental até o ensino médio.
Para fazer a inscrição, o educador interessado deverá entrar no site www.projetosdeleitura.com.br e efetuar um cadastro informando seu interesse. Poderão se inscrever escolas públicas de todo o país, a partir de 6 de março de 2017 e as inscrições estarão abertas até o preenchimento das vagas. A escola será responsável pela despesa de transporte dos materiais, cujo valor será calculado no próprio site do projeto.
As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria de Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e, ainda, uma cartilha pedagógica para auxiliar os professores participantes na execução das atividades dentro da sala de aula.
Após a realização das atividades sugeridas pelo projeto, tais como: adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens. Os autores dos três melhores trabalhos recebem como prêmio outro livro de Laé de Souza.
Outra grande oportunidade do projeto é que os alunos participantes concorrem a ter o seu texto incluído no livro "As melhores histórias dos projetos de leitura” que é editado anualmente com textos produzidos pelos estudantes.
“Todos sabemos da importância da leitura e, nos tempos em que várias atividades simultâneas afastam o jovem da leitura, é preciso ter habilidade e apresentar tarefas interessantes para que ele leia e descubra o grande prazer que é a leitura. E, também, claro, um professor empolgado com a possibilidade de ter o seu aluno leitor. Muitos estudantes que participaram do projeto relaram a importância que ele teve na sua vida”, diz Laé de Souza, autor do projeto.
Do projeto “Ler é Bom, Experimente!”, realizado pelo Grupo Projetos de Leitura que é aprovado pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE pelo décimo ano consecutivo, já participaram mais de 4 mil escolas, de várias regiões do Brasil, beneficiando mais de 500 mil estudantes de escolas públicas.
“A leitura tem o poder de transformar as pessoas, ampliar horizontes e permitir que o leitor conheça culturas e lugares sem sair do lugar. Por este motivo, apoiamos, por mais um ano, o projeto Ler é Bom, que está muito em linha com a missão do GRUPO, de promover e fomentar a cultura gratuitamente”, afirma Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade da empresa.
Livros do Projeto
Em 2017, o Projeto será desenvolvido com a utilização dos livros "Sofia – Ser solidário é dez" e "Nos bastidores do cotidiano". A escola poderá participar com até três classes, recebendo, como doação, exemplares desses títulos para todos os alunos. Caso a escola possua estudante com deficiência visual poderá solicitar o livro Nos bastidores do cotidiano – braille.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP