Saiba como orientar crianças sobre o uso consciente e seguro da internet
Em todo o Brasil, existem mais de 24 milhões de menores de idade conectados Brasil e Mundo | Por F5 News 08/10/2020 11h45No Brasil, nove em cada dez crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessam conteúdo na internet, segundo o Centro de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic). Esse número equivale a 24,3 milhões de menores de idade conectados.
A proporção de contato com conteúdo de violência é de 27% entre as meninas e de 17% entre os meninos, de acordo com a pesquisa do Cetic. Diferenças também foram identificadas em relação a conteúdos sobre formas de ficar muito magro, reportado por 21% das meninas e 10% dos meninos.
A proporção de meninas que foram tratadas de forma ofensiva também foi maior do que entre os meninos, 31% contra 24%. Entre os jovens de 9 a 17 anos, 43% viram pessoas serem discriminadas no ambiente on-line, seja pela raça, cor ou aparência física.
A segurança digital é fundamental para coibir a violência presencial e virtual que está na palma das mãos das crianças com os dispositivos móveis. A coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, alerta que atividades de mediação entre pais e seus filhos e o acompanhamento no uso da internet podem ajudar na prevenção dos riscos.
“O que a gente observa é que as medidas mais ativas e participativas são as que tendem a trazer melhores resultados do que aquelas que são restritivas. A restrição pode inibir o uso, mas também não prepara para o uso. Então, é o acompanhamento [dos pais] que possibilita que a criança crie mecanismos e desenvolva habilidades necessárias para a presença nesse ambiente”, diz.
Veja como orientar os filhos para uma utilização consciente e segura da internet.





