Veja dicas para evitar roubos e furtos no carnaval
Brasil e Mundo 25/02/2017 10h13 - Atualizado em 25/02/2017 10h15Por F5 News
O Carnaval já toma conta de várias cidades brasileiras. As festas devem reunir milhares de foliões e no meio de toda a folia, também é preciso ficar atento às grandes aglomerações. F5 News separou algumas dicas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que vão te ajudar a evitar extravios, furtos e roubos, para aproveitar a festa com confete e sem dor de cabeça.
Leve apenas o necessário. O ideal é carregar o essencial e manter tudo protegido de assaltantes, guardando o que decidir levar em compartimentos seguros, preferencialmente junto ao corpo. Isso porque perder o cartão de crédito, a carteira de identidade ou o CPF pode se tornar uma grande dor de cabeça caso os documentos caiam na mão de golpistas. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), um entre quatro brasileiros já foi vítima de fraudes com cartões de crédito. Em caso de roubo ou furto de cartões e documentos pessoais, ligue imediatamente para o seu Banco informando o ocorrido e registre logo um boletim de ocorrência.Em caso de roubo ou furto de celular, além de registrar o boletim de ocorrência, entre em contato o quanto antes com a sua operadora e peça para ter o seu chip bloqueado.
A Polícia recomenda que quem for viajar e deixar a casa vazia durante o Carnaval deve procurar deixar uma pessoa responsável no imóvel. Se isso não for possível, converse com um vizinho ou parente para que acenda e apague as luzes nos horários adequados. Isso porque luz apagada ou acesa durante dias é um indicativo que não tem ninguém no local. No caso de casas com árvores na frente, vale também pedir à pessoa que limpe as folhas, pelo menos uma vez. Disponibilize aos vizinhos seus contatos e locais onde estará durante o período para que, caso aconteça alguma coisa, eles possam se comunicar com você. Vale ressaltar que cerca elétrica, grades e cadeados não evitam roubos, mas dificultam a ação de ladrões. Por fim, se você for vítima desse tipo de crime acione imediatamente a Polícia pelo serviço de emergência 190.
Quem vai para a folia com crianças deve tomar cuidado redobrado. Converse com a criança sobre a possibilidade de ela se perder e oriente-a sobre o que fazer caso se perceber sozinha. Ao chegarem a um local, mostre quem são os seguranças ou os policiais e que uniforme usam. Marque também um ponto de encontro e coloque pulseiras, etiquetas ou crachás de identificação, contendo nome da criança, nome dos pais e telefones celulares. Outra dica é fotografar a criança antes de sair de casa, tendo assim um registro exato das roupas que ela está usando.


Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19

Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro

Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos

Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972

Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP