Whatsapp bloqueado: conheça aplicativos de mensagens alternativos
Brasil e Mundo 02/05/2016 14h09

O aplicativo de comunicação mais usado pelos brasileiros, o WhatsApp, está suspenso por 72 horas em todo o país desde às 14h desta segunda-feira (02), devido a uma determinação do juiz da Comarca de Lagarto (SE), Marcel Montalvão. Com a medida, os internautas brasileiros passaram a procurar alternativas. Entre as opções mais notáveis está o Telegram, que também oferece troca de mensagens de graça  via internet e viu o número usuários no país crescer assustadoramente em poucas horas, foram mais de 1,5 milhão de usuários desde que o bloqueio foi anunciado. Veja as melhores opções de aplicativos para continuar se comunicando com seus amigos

Telegram

O Telegram funciona como um mensageiro instantâneo que, tal qual o WhatsApp, possibilita a conversa com os contatos por meio de mensagens de texto, emoticons, stickers e áudios. Ele também permite conversas em grupo e o compartilhamento de conteúdo audiovisual.

Seu recurso “matador” é a autodestruição de conversas e o bate-papo criptografado. A troca de mensagens fica protegida, uma vez que os criadores do Telegram têm foco na privacidade do usuário.

Outra vantagem em relação ao WhatsApp é que o Telegram funciona na nuvem – se o usuário precisar encerrar o app, mesmo assim a mensagem é enviada, assim que ele for reiniciado.

Funciona em Android, iPhone, Windows Phone, Web, Windows, Mac, Google Chrome e Linux.

Viber

Este rival do WhatsApp possuía chamadas grátis de voz antes mesmo de o principal mensageiro do país permitir que duas pessoas se telefonassem, por meio da internet. O recurso funciona tanto por Wi-Fi como por 3G desde que o Viber chegou ao mercado.

O número de usuários é um ponto a favor do aplicativo, que chegou a ganhar mais de um milhão de usuários em apenas uma semana – quando, numa ação comercial, liberou chamadas grátis  também para telefones fixos. O Viber também permite variados tipos de mídia como anexo.

Pode ser instalado no Android, iPhone, Windows Phone, BlackBerry, Symbian, Windows, Mac e Linux.

ZapZap

Criado a partir do hábito brasileiro de encurtar o nome “WhatsApp”, o ZapZap caiu na graça do público. Entretanto, ele só pode ser baixado nos celulares que rodam o sistema Android. Também está acessível via PC.

Seus recursos de destaque são as conversas criptografadas e o compartilhamento de praticamente qualquer tipo de arquivo, uma vez que o ZapZap funciona como um “cliente” do Telegram. Ou seja, ele apresenta um novo visual e app, mas utiliza a mesma tecnologia.

Além da versão para Android, roda em navegadores com Chrome ou Mozilla Firefox. Não tem versão para iPhone.

Messenger

O aplicativo do Facebook permite que você se comunique com todos os seus amigos da rede social e tem as mesmas funcionalidades do WhatsApp: mensagens texto, voz, fotos, vídeos e figurinhas. Para ter acesso, é preciso baixar o app, que está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

*Com informações TechTudo

 
Mais Notícias de Brasil e Mundo
Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
11/03/2021  09h33 Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados
Empresas poderão adquirir das farmacêuticas vacinas contra a Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil
11/03/2021  09h02 Com aumento de mortes por covid19, estados reforçam restrições
Saiba quais são as medidas adotadas em cada estado brasileiro
Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
11/03/2021  08h59 Japão lembra hoje 10 anos de terremoto, tsunami e acidente nuclear
Tremor de magnitude 9 na escala Richter deixou 18,5 mil mortos
Foto: Agência Brasil/Arquivo
10/03/2021  22h21 Covid-19: Brasil registra 2.286 mortes e 79 mil casos em 24h
Foi novo recorde de mortos, acima do registrado ontem (9), quando houve 1.972
Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
10/03/2021  17h08 Estudos mostram eficácia da CoronaVac contra três variantes do vírus
Análises estão sendo feitas pelo Butantan em parceria com a USP