Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos Cotidiano | Por Emerson Esteves* 11/03/2021 16h10 - Atualizado em 11/03/2021 16h13Na entrevista coletiva desta quinta-feira (11), com membros do Governo de Sergipe, a secretária da Saúde, Mércia Feitosa, atualizou a situação do estado na luta contra a covid-19. Confira alguns pontos comentados por ela abaixo.
Falta de insumos descartada no momento
“O que a gente está prevendo é que vamos ter dificuldade, sim, não só na aquisição, mas na elevação de preços. Isso tende a acontecer, mas até o momento não há ausência de insumos em nenhuma unidade”, afirmou.
Novos leitos
“O estado vem nesse empenho de abrir leitos. Então, até domingo, no máximo segunda, a gente espera estar com mais 16, mas entendendo que o abrir somente o leito, que é com todas as dificuldades, a gente tem dificuldade de recursos humanos, esse é o principal dificultador para a reabertura dos novos leitos, é abrir e encher”, disse.
Mércia Feitosa destacou a necessidade de uma mudança de cenário para que isso não comprometa por completo os futuros leitos.
“Se a gente não tiver uma mudança no cenário epidemiológico vai chegar um momento que a abertura de leitos também vai ter um limite. Porque não é algo tão simplificado, que eu tenho equipamento, eu tenho insumo, eu tenho medicamento, eu tenho recursos humanos”, argumentou.
Ocupação de leitos
“Estamos com 80% de ocupação, mas quando a gente monitora sabemos que tem pacientes que ainda estão precisando. Então, é um movimento que, como na primeira onda, em Sergipe, veio de um tempo diferente de outros estados. Nesse momento, o Estado também está vivenciando o que outros já vêm sinalizando, que é a taxa de ocupação estar subindo a cada dia”.
Variantes do vírus
A secretária disse não haver mais casos registrados das variantes do novo coronavírus em território sergipano. A investigação e a vigilância continuam, ela afirma haver um aumento no processamento das amostras. “Estamos também fazendo a coleta nos municípios, foi uma das deliberações do próprio comitê e as unidades também tiveram ampliação”, declarou.
Vacinação
A partir desta quinta-feira (11) e da sexta-feira o estado amplia a idade de pessoas vacinadas para 76 e 77 anos.
“Hoje no período da tarde os municípios da região de Nossa Senhora do Socorro, Estância e Aracaju e amanhã a gente entrega pras outras regiões de saúde no mesmo formato, na mesma logística que vem tendo sucesso. O que a gente pede é que, ao chegar, todos os municípios já estejam preparados, já estejam organizados para iniciar a campanha”, afirmou.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez





