Professora lança obra literária na Escola Estadual 24 de Outubro
Cotidiano 13/12/2012 17h41Por Adriana Meneses
Na tarde dessa quinta-feira (13) a educadora e escritora Cris Souza lançou sua primeira obra literária - "Carolina e sua boneca lindinha". O lançamento ocorreu na Escola Estadual 24 de Outubro, no bairro Santo Antonio, em uma tarde de festa e alegria com direito até a concurso de beleza.
O livro já tinha sido lançado oficialmente no último dia 6, no Museu da Gente Sergipana, durante o I Encontro Sergipano de Escritores, mas a educadora resolveu lançá-lo também na comunidade em que exerce sua profissão e na qual fundou a Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura (BCVL), que sobrevive de doações e do trabalho árduo da professora em fazer a divulgação da importância da leitura para crianças e adolescentes.
Para Cris Souza, lançar a sua primeira obra junto a seus alunos é um momento de emoção acrescido da sensação de estar colaborando para um futuro melhor para crianças e adolescentes. “Eu sei a realidade dos meus alunos, dos problemas e dificuldades na questão do aprendizado, por isso fico encantada ao vê-los curiosos pela leitura e o meu livro só veio despertar ainda mais a curiosidade da garotada”, disse.
Em homenagem ao lançamento do livro, os alunos elaboraram um concurso de beleza onde seria escolhida uma garota a representar “A boneca Lindinha”, protagonista da estória. Seis estudantes concorreram ao título, sendo vencedora a pequena Ana Beatriz, que adora ler e sonha em seguir a carreira de modelo. “Foi muito bom ser escolhida pelos colegas e jurados e representar a biblioteca na minha escola. Esse foi o primeiro passo para que eu possa um dia ser uma modelo conhecida no mundo todo”, afirmou emocionada Ana Beatriz.
O livro
A temática do livro foi idealizada através de experiências obtidas no seu trabalho como educadora. Ela observou que a amizade entre as pessoas surge ainda na infância, sendo levada por longas datas. “Como trabalhei em uma creche durante seis anos percebi que, já no berçário, as crianças começam a criar afinidades e laços de amizade com os seus coleguinhas. Ainda na fase de bebê, eles já conseguem identificar seus melhores amigos”, disse.
Cris Souza ressalta ainda na sua obra literária a importância de se manter as velhas amizades, mesmo com os obstáculos do dia-a-dia, como a falta de tempo e a distância. “Nos dias atuais temos muitas maneiras de viver as antigas amizades; com a tecnologia a nosso favor não podemos mais inventar desculpas para esquecer um velho amigo. Um simples telefonema, um contato nas redes sociais já fortalece muito os laços de amizade com aqueles que fizeram parte de belos momentos da nossa vida”, defende.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
