30 entidades empresariais repudiam aumento do ICMS
Economia 03/10/2015 11h18Da redação
As entidades empresariais de Sergipe, que lutaram contra o aumento do ICMS aprovado pelos deputados estaduais sergipanos, na última quarta-feira, se pronunciaram por meio de uma carta contendo uma manifestação de repúdio ao aumento do imposto sobre vários produtos em Sergipe.
Na nota, os empresários afirmam estar ofendidos e lamentam que a população sergipana seja prejudicada com mais um aumento de imposto, o que eleva o preço final dos produtos para o consumidor. A nota é assinada por 30 entidades empresariais, sob a liderança do Fórum Empresarial de Sergipe.
Confira a carta na íntegra:
Como insistimos em mostrar ao governo e aos deputados, o momento de crise econômica torna a medida completamente inoportuna, contribuindo para a elevação de preços e aumento da inflação, que termina por reduzir, ainda mais, o poder de compra de todos os cidadãos.
Insensíveis aos apelos do setor empresarial, o governo e os deputados que aprovaram os projetos serão responsáveis pelos efeitos colaterais que ocorrerão inexoravelmente, sobretudo a queda na produção e nas vendas, com o inevitável fechamento de postos de trabalho, retroalimentando o ciclo recessivo que penaliza mais duramente os menos favorecidos.
Ao invés de buscar soluções criativas para resolver o crônico problema do desequilíbrio das contas públicas estaduais e sob a complacência da sua base parlamentar, o governo volta a recorrer à confortável estratégia de aumentar a já estratosférica carga tributária, lançando sobre os ombros da sociedade uma conta que não lhe diz respeito diretamente.
Como se não bastasse a frustração vivenciada pelas lideranças empresariais presentes à sessão da Assembleia Legislativa que aprovou o aumento do ICMS, fomos obrigados a assistir o despautério do líder do governo que, em seu discurso, desrespeitou a classe empresarial, desferindo palavras que buscaram desqualificar o empresariado, revelando desequilíbrio e reprovável incompreensão do nosso papel enquanto geradores de emprego renda e tributos. Em particular, expressamos nosso desagravo aos conhecidos e respeitados líderes empresariais pessoalmente atingidos, alguns deles cujas contribuições também se deram na gestão pública, comprovadas através dos indiscutíveis resultados que alcançaram no âmbito do governo estadual, ao lado de outros dirigentes igualmente egressos do meio empresarial.
Saímos dessa batalha gratos aos deputados que votaram contra as medidas e cientes de que combatemos o bom combate, fortalecidos para enfrentar outras lutas, sempre mobilizados em protesto a medidas que prejudiquem os sergipanos.
Assinam a carta as seguintes classes do setor produtivo:
Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH) - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) - Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) - Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACOMAC )- Associação Comercial de Material de Construção (ASES) - Associação Sergipana de Supermercados (ASSEDIS) - Associação das Empresas do Distrito Industrial de N. S. do Socorro (ASSESPRO) -Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática - Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) - Conselho dos Representantes Comerciais do Estado de Sergipe (CORE/SE) - Conselho Regional de Administração (CRA/SE) - Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SE) -
Federação das Associações Com. Industriais e Agropastoris de Sergipe (FACIASE) - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE) - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL) - Federação do Comércio do Estado de Sergipe (FECOMÉRCIO) - Federação dos estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (FENEN) - Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe (SEAC) - Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP/SE) - Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Sergipe (SHRBS/SE) - Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Sergipe (SICOFASE) – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Produtos Industrializados do Estado de Sergipe (SINCADISE) - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe (SINCODIV) - Sindicato dos Corretores do Estado de Sergipe (SINCOR) - Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe (SINDESP/SE) - Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe (SINDETUR ) - Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe (SINDILOJAS) - Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (SINDPESE) - Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Sergipe (SINGES) - Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe (SIRECOM).


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes