Anuário BRAZTOA mostra faturamento de R$ 7.6 bi
Números confirmam importância de operadoras no Brasil
Economia 24/08/2011 09h16

Nunca se viajou tanto pelo Brasil e nunca tantos brasileiros foram conhecer destinos internacionais. A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), criada em 1989, hoje com 87 associados, em busca de dimensionar a sua contribuição neste amplo mercado de viajantes, desenvolveu, ao longo dos últimos dois anos, o Datatur.

 Esse estudo identifica, pela primeira vez, o tamanho e abrangência das atividades de seus associados (operadores de turismo, em sua maioria, além de representações de produtos turísticos). “Como tomar decisões estratégicas numa organização sem estar munido de informação sólida, precisa, consistente? Transformar este conjunto de dados e estatísticas em conhecimento é fundamental para o processo decisório”, diz o ex-presidente da entidade, José Eduardo Barbosa, que durante sua gestão desenvolveu o estudo.

Os números apurados, relativos ao ano de 2010, com a participação voluntária e anônima de 62 associados - que serviram de base para a projeção de dados do total de 84 associados à época - mostram o tamanho e a representatividade da entidade: suas empresas tiveram um faturamento de R$ 7.596 bilhões (22% de crescimento sobre 2009), tendo sido transportadas 4.796 milhões de pessoas. “Estimamos um crescimento no faturamento na ordem de 15% este ano”, diz o presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz, adiantando que, no primeiro trimestre de 2011 o aumento nas vendas foi 20%.

Outros números apurados são a quantidade de profissionais que estes associados empregam diretamente (7.261), além do detalhamento do faturamento por setores (aéreo, terreste, marítimo etc) e por passageiro. “Por ser a primeira edição, buscou-se levantar as informações mais macro do negócio das operadoras. Neste ano já estamos conseguindo apurar outros dados”, diz Fabrizio Caritatos, consultor do Datatur.

O QUE FAZ UMA OPERADORA DE TURISMO

No sistema de distribuição de produtos e serviços na cadeia produtiva do turismo, as operadoras concentram sua atuação na formatação de pacotes – onde estão incluídos os produtos e serviços fornecidos por meios de hospedagem, transportadoras, empresas de receptivo local, cruzeiros, parques e atrações, escolas de intercâmbio, cartões de assistência, locadoras de veículos etc.

O operador trabalha junto aos principais fornecedores para garantir uma programação competitiva e de qualidade para o mercado. Mais que negociações com fornecedores, é preciso estabelecer uma relação de parceria e confiança entre todos estes elos.

Os agentes de viagens - sejam eles atuantes no meio físico ou virtual- são os principais canais de distribuição dessa cadeia. São eles que se responsabilizam pelo atendimento e venda direta ao consumidor que opta pela comodidade de fazer uma viagem organizada em forma de pacote, sem a necessidade de dispensar horas para fazer pesquisas e reservas por conta própria. Utilizando uma agência de turismo, o cliente conta com apoio profissional tanto no planejamento quanto na realização de sua viagem.

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