Aracajuanos lotam centro comercial para compras de Natal
Economia 23/12/2015 12h10

Por Fernanda Araujo

Mais um Natal se aproxima e alguns brasileiros não perdem o costume de deixar tudo para a última hora. Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 19,6 milhões de pessoas pretendiam comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 14,3% de consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

E isso foi confirmado apenas um dia antes da véspera do feriado. Logo no início da manhã, no centro comercial de Aracaju (SE), os calçadões já estavam um pouco mais cheios, somente diminuiu devido à leve chuva que caiu por algumas horas.

Muitos foram atrás dos presentes de última hora, como foi o caso da dona de casa Vilma Costa. “Realmente costumo comprar os presentes alguns dias antes do Natal e também porque meu filho faz aniversário próximo à data. Mas é porque também a gente não tem tempo de comprar antes, tenho muito trabalho em casa”, diz.

“Sempre deixo para última hora mesmo. Geralmente compro brinquedos para os meus filhos, mas acho que dessa vez vou comprar roupa. Vou sempre ao shopping, mas esse ano vim para o centro para ver se encontro algo mais em conta. Espero encontrar um preço bom, mas vou comprar bem menos do que antes, principalmente por causa das dívidas”, comenta a também dona de casa Hildete Santos.

Segundo o presidente da CDL de Aracaju, Breno Barreto, a expectativa em crescimento de vendas está sendo atingida desde o último sábado (19). “Sábado, domingo e segunda têm tido um bom movimento, ontem fui ao centro meio dia e estava muito movimentado. Estamos bem confiantes que o número em vendas seja positivo. Os preços estão mais agressivos, por conta disso o empresariado correu atrás de criar alternativas”, afirma.

O empresário explica que por conta do horário estendido no final de semana o centro tem recebido bastante consumidores e a perspectiva é de que a procura aumente nos setores de vestuário, calçados e semijoias, uma estimativa de 5% a 7% de crescimento em alguns segmentos. No entanto, acredita-se que o consumidor vai ter mais cautela na hora da compra. “Em 2010 o clima era de positivismo, hoje talvez o sentimento maior seja de insegurança, mas o consumidor não vai deixar de comprar, jamais”, garante.

Mas a movimentação não tinha tanta força na Rua Capela, segundo alguns comerciantes da área. “Essa hora pela manhã o movimento é fraco, mas talvez esteja maior nos calçadões”, diz o empresário João Lira. Apesar do segmento em que ele trabalha – o de gráfica – não sentir muitos efeitos em períodos de Natal e final de ano, Lira diz que devido à crise no país as vendas no setor caíram 40% em relação ao ano passado.

O parcelamento do 13º salário, de acordo com Breno Barreto, não deve prejudicar tanto as vendas no comércio.  “Na verdade a repercussão é muito mais emocional, o sentimento de perda de não receber o seu abono do que de fato econômico. Os anos de 2014 e 2015 foram bem negativos economicamente, o aumento do dólar, do desemprego, então, tudo isso inconscientemente vai postergando uma despesa, um gasto”, avalia.

Funcionamento

Até o dia 31 de dezembro as lojas do Centro irão funcionar de 8h às 22h. Neste período, aos sábados e domingos, o comércio funcionará das 8h às 18h (sábados) e das 9h às 15h (domingos). As exceções são para as vésperas de Natal e Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente, em que o funcionamento do comércio será das 8h às 17h. No dia 25 e 1º de janeiro estarão fechadas.

Os shoppings Riomar, Jardins e Prêmio também alteram o horário. No Riomar no dia 24 todas as lojas funcionarão das 9h às 18h e, no feriado, irá abrir a praça de alimentação e lazer das 12h às 22h. As demais lojas e quiosques estarão fechados. No Jardins, na véspera de Natal funcionará das 9h às 18h, no dia 25 apenas o restaurante Ferreiro funcionará a partir das 12h. O Cinemark dos dois shoppings obedece à programação da rede. No Prêmio, hoje está aberto até as 23h, já na véspera de Natal será das 9h às 18h e no feriado permanece fechado. Todos voltam ao horário normal a partir do dia 26.

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes