Bares da Orla da Aruana não têm prazo de entrega
Processo tramita na Justiça Federal por haver divergências PMA x AGU
Economia 16/08/2011 17h23

Por Sílvio Oliveira

Ainda está longe o desfecho da entrega de bares localizados na recém-construída Orla da Aruana, em Aracaju. A Prefeitura Municipal (PMA) entende que os bares podem ser entregue aos 16 donos dos antigos estabelecimentos demolidos. A Advocacia Geral da União (AGU) baseia-se no quesito de que a entrega deverá ser feita a novos donos mediante licitação.

A questão vem se arrastando desde março de 2011, ou seja, há seis meses, quando o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) entregou à população a nova estrutura de bares em comemoração aos 156 anos de Aracaju. Entregou, mas a população ainda não pode usufruir. Além da pendenga da entrega que tramita na Justiça Federal sem previsão de transitar em julgado, há também problemas ambientais, visto que não se podem construir banheiros na localidade por ser área de preservação ambiental da União e somente podem funcionar como ambulantes.

O procurador geral do município, Luiz Carlos de Oliveira, avalia que o posicionamento da PMA é realizar a entrega dos bares aos antigos donos, pois foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta no MPF, enfatizando tecnicamente que o Município tem um compromisso com a política fundiária para garantir direitos sociais. “O fundamento jurídico é que o município entregue as 16 pessoas que já estavam no local”, afirmou.

A Advocacia Geral da União (AGU) entende que os novos quiosques devem ser entregues mediante realização de licitação, pois, para a AGU, não se deve entregar os bares aos antigos donos, visto que infringiria a lei.

Desde 1999 que os donos de bares vêem seus os estabelecimentos sendo demolidos por estarem em área da União e não satisfazerem as exigências ambientais.  A PMA gastou R$ 2,1 milhões em recursos próprios, construindo 16 quiosques, calçamento, jardins, ciclovia, estacionamento, muro de contenção em alvenaria de pedra para conter o avanço do mar e toda a estrutura para acesso de cadeirantes e piso tátil em toda a sua extensão.

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes