Carnalita: Vale sinaliza possibilidade de começar operações em 2020
Economia 29/04/2016 15h03

A mineradora Vale do Rio Doce tem planos de continuar operando em Sergipe com a exploração de novas reservas de Carnalita (minério do qual se extrai o cloreto de potássio). Na tarde dessa quinta-feira (28), o governador Jackson Barreto recebeu os representantes da Vale para conhecer o estudo de viabilidade técnica do estado.

De acordo com o diretor de operações da Vale, Marconi Vianna , foi uma determinação dos acionistas o início de estudo de viabilidade técnica para operar nos municípios de Capela e Rosário do Catete, usando o complexo já existente. Houve uma autorização prévia dos acionistas da Vale para que esse projeto fosse desenvolvido e o resultado deve ser entregue em abril do ano que vem.

“Ficamos de voltar em 2017 para mostrar o resultado desse estudo e discutir com eles as possibilidades desse novo investimento. Com a autorização dos acionistas, começaremos as adaptações para já estarmos funcionando em 2020, quando a capacidade da jazida que está em operação estiver no fim”, informou o diretor da Vale.

O Governador Jackson Barreto colocou a assessoria do governo à disposição da empresa. “Esse projeto tem vários aspectos extremamente relevantes. Primeiro, vivenciamos a oportunidade de obter novos investimentos, uma coisa muito difícil nos tempos de crise. Esse projeto significa que a Vale vai aportar recursos significativos para a economia sergipana. Além disso, significa que vamos continuar mantendo a posição de único estado do país a produzir dois fertilizantes: o cloreto de potássio pela Vale e a ureia pela Fafen. Sergipe continuará oferecendo aos demais estados brasileiros fertilizantes de alta qualidade que contribuem muito para a melhoria da agricultura”, informou Oliveira Júnior.

A empresa continuará oferecendo os 850 empregos diretos e mais de 3000 mil indiretos com a exploração das novas minas.  Essa exploração das reservas de Carnalita deve contribuir para a redução da dependência de importação de potássio do Brasil. Atualmente, o Brasil importa mais de 90% do potássio necessário para produção de fertilizantes. Com a exploração das novas reservas esse número pode cair.

A implantação do projeto consiste na extração da Carnalita para produção de potássio, na usina de beneficiamento que funciona no próprio complexo, indispensável na composição de fertilizantes.

“A nossa intenção é dar continuidade a exploração do cloreto de potássio”, falou o diretor da Vale.

O Governo do Estado já está de olho na atração de novas empresas para Sergipe com a continuação da exploração das minas. “Nós já mapeamos todas as empresas que precisam do potássio e da ureia que produzimos aqui para fabricar fertilizantes e vamos entrar em contato com elas para que possam instalar suas fábricas aqui em Sergipe. É emprego e renda para Sergipe. As indústrias só querem a certeza que o projeto Carnalita vai continuar para fecharmos o acordo”, disse o diretor presidente da Codise, Vinícius Mazza.

 “O Estado está pronto para dar todo o suporte para a empresa trazer investimentos para Sergipe. Não temos de pensar em quem estará governando, queremos é criar pontes para o futuro melhor para o nosso povo”, disse o governador Jackson Barreto.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes