Cimento Apodi inicia trabalhos para implantação de fábrica em Sergipe
Economia 03/10/2014 13h30

A empresa ligada ao grupo empresarial cearense M. Dias Branco, Cimento Apodi, iniciou na última terça-feira, (30) os estudos para a reavaliação da jazida de calcário, localizada no município de Santo Amaro das Brotas, que servirá de suporte para o abastecimento da fábrica. Nos próximos trinta dias serão realizados doze furos de sondagem, que totalizarão cerca de mil e oitocentos metros a serem estudados.

As amostras colhidas têm formato cilíndrico e diâmetro aproximado de 76 milímetros. O destino dessas amostras são os laboratórios da Cimento Apodi em sua fábrica/sede localizada na cidade de Fortaleza (CE). Lá serão realizadas análises químicas e funcionais, que servirão para a definição da qualidade química do calcário, assim como seus parâmetros físicos.

A Cimento Apodi, por necessidade de manter um rigoroso controle de qualidade de suas matérias primas e produtos, mantém em permanente funcionamento laboratórios equipados com o que há de mais moderno em termos de aparelhos para determinação de carbonatos e contaminantes.

Com os dados colhidos, A Cimento Apodi reavaliará a jazida de Santo Amaro das Brotas, fazendo o zoneamento das diversas faces de calcários. Para tanto, ao mesmo tempo em que está realizando as sondagens em profundidade, duas outras empresas estão fazendo o mapeamento superficial da jazida e a modelagem numérica do terreno.

De acordo com o geólogo e diretor de Recursos Minerais da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), a preocupação com essas ações de planejamento é justificada, porque uma fábrica de cimento depende fundamentalmente da disponibilidade de calcário, sua matéria prima mais importante, em termos de volume. No processo produtivo do cimento, entretanto, são utilizadas outras matérias primas minerais, tais como a argilas, cuja função é a correção dos teores de ferro e alumínio, e gipsita.

“O que chama atenção é a abundância de algumas substâncias minerais industriais, cujas concentrações se distribuem principalmente na faixa leste do Estado de Sergipe. São depósitos minerais de grande importância econômica. A abundância desses afores de produção, aliada à proximidade de mercados consumidores importantes, são condicionantes que levam grupos empresarias a investirem em território sergipano”, destaca.

O mapeamento e demais serviços de caráter geológico estão sendo realizados pela SIGMA – JC Serviços Integrados de Geologia, Mineração e Meio Ambiente Ltda., empresa radicada em Recife (PE). Os serviços de topografia e modelagem numérica do terreno estão sendo executados pela empresa ENGECON. Os serviços de sondagem em profundidade estão sendo executados pela empresa canadense Energold Drilling Corporation.

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes