Comércio aracajuano tem movimento tímido na véspera de natal
Lojas do centro e shoppings funcionam em horário especial nesta segunda Economia | Por Will Rodriguez e Saullo Hipolito* 24/12/2018 12h45 - Atualizado em 25/12/2018 07h00O movimento para as vendas de Natal começou tímido no centro comercial de Aracaju, nesta segunda-feira (24). As lojas do centro e nos shoppings centers da capital funcionam em horário especial para atender consumidores que deixaram as compras para a véspera da celebração.
As projeções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) indicavam que as vendas podiam crescer algo entre 5 e 8% no período, mas a melhor data do ano para o varejo ainda não alcançou as expectativas dos lojistas do centro. Nos shoppings, o vaivém de pessoas cheias de sacolas nas lojas aumentou desde o final de semana.
“Esse ano estávamos esperando mais em relação ao ano passado, mas está abaixo. Com relação aos meses passados também não tem aumento, as vendas ficaram abaixo e não tem expectativa de crescimento, tendo em vista que o aumento do fluxo de compradores nas lojas já passou”, disse Jocássia Santos Oliveira, supervisora de uma loja no Centro Comercial de Aracaju.
Entre os consumidores, foi possível notar que muitos deixaram para comprar os presentes de Natal na véspera, aguardando mais promoções. “Esperei que o preço caísse com a proximidade do Natal, mas não é o que tenho visto nas lojas. Vim na intenção de comprar um presente, mas vou sair com outro”, disse a estudante de Publicidade e Propaganda Camila Alcântara.
"Apesar da expectativa não ser alcançada, o número de vendas, principalmente de roupas femininas, é considerado bom”, disse Vando Batista, supervisor em um comércio de vestuário, que afirma estar satisfeito, pois a loja está em seu primeiro ano em Aracaju.
As lojas do centro funcionam nesta segunda até às 17h. Já os shoppings Jardins e Riomar, além do Prêmio em Nossa Senhora do Socorro, ficam abertos até às 18h.
No feriado de Natal, nesta terça-feira (25), não haverá expediente em nenhum dos estabelecimentos. Já nos shoppings apenas áreas de lazer, entretenimento e praças de alimentação operam a partir da tarde.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes