Comércio se prepara para queda nas vendas do Dia das Mães em Aracaju
Com lojas físicas fechadas, empresas apostam no apelo emocional e nas vendas online
Economia | Por F5 News 06/05/2020 10h19

O Dia das Mães deste ano deve entrar para a história do comércio de Aracaju como o pior de todos os tempos. A data comemorativa tem a segunda maior relevância para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. No entanto, de acordo com estimativas do setor, o prejuízo previsto para a festividade em 2020 não tem precedentes.

Ainda não há como quantificar o impacto econômico em função do fechamento do comércio provocado pela pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a queda de 45% nas consultas ao banco de dados do SPC Brasil na capital sinalizam uma queda acentuada no faturamento, segundo avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL). 

Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito revela que 68% dos brasileiros pretendem presentear nesta data. O número é o menor dos últimos três anos, 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%). Considerando apenas aqueles que vão deixar de presentear por estarem sem dinheiro, desempregados ou não poderem encontrar a mãe, 77% apontam a Covid-19 como principal motivo.

“O percentual daqueles que esperam gastar mais ou a mesma quantia do último ano passou de 67% na pesquisa de 2019 para 40% em 2020, uma queda de 27 pontos percentuais”, diz o presidente da CDL Aracaju, Breno Barreto, ao realçar que o consumidor brasileiro está cauteloso na hora de ir às compras. 

Diante desse cenário, os lojistas esperam contar apenas com o apelo emocional da celebração para aquecer as vendas. “Quase 4 milhões de trabalhadores já fizeram acordo de redução de jornada e de salários, o que impacta diretamente na renda familiar. O cenário dos próximos meses traz insegurança para a manutenção das empresas e dos postos de trabalho. As pessoas ainda vão tentar presentear as mães, mas o gasto tende a ser menor do que nos anos anteriores”, reforça o presidente da CNDL, José César da Costa. 

Após recuar da reabertura gradual de parte do comércio, o Governo do Estado tem afirmado que a reativação do setor levará em consideração avaliações dos técnicos da área da Saúde, e dependerá do cumprimento das medidas necessárias para garantir a segurança da população.

Compras Online 

Com os shoppings centers e a grande maioria dos comércios de rua fechados, ganham destaque as compras pela internet. A pesquisa detectou os fatores que mais influenciam na escolha do local de aquisição dos presentes: 48% vão optar por aqueles que ofereçam os melhores preços, 37% por locais com boas promoções/descontos, 36% por lugares que tenham produtos de qualidade e 27% darão preferência a lojas que ofereçam frete grátis. 

“Diante do isolamento social imposto pelo coronavírus, cresce a importância dos comerciantes buscarem estratégias para aumentar sua presença online, de maneira que possam atrair clientes e aumentar suas vendas. Neste sentido, as redes sociais e o Whatsapp são meios simples de operar, especialmente para aqueles que possuem menos recursos para investir em sites ou aplicativos”, destaca o presidente da CNDL.

O gasto médio pretendido com todos os presentes em 2020 é de R$ 188, o que pode garantir a injeção de até R$ 20,2 bilhões na economia do país.
 

Edição de texto: Monica Pintosh
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