Copa traz efeitos negativos para o comércio sergipano
Economia 23/06/2014 12h00Por Elisângela Valença
Hoje (23), acontece o terceiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo. No país do futebol, o expediente dos mais variados setores é alterado em dia de jogo do Brasil para a população acompanhar a seleção canarinho. Entre um jogo e outro, ainda acontecem feriados - o de Corpus Christi, no último dia 19, e o Nordeste ainda tem feriado amanhã (24), dia de São João.
Apesar de a Copa e os feriados movimentarem a venda de camisetas, televisores, comidas e bebidas, o comércio como um todo não está gostando nada de tanta paralisação no expediente. “Quanto menos funciona, menos a gente vende”, disse Samuel Schuster, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL Aracaju).
“Para se ter uma idéia, o Dia dos Namorados, que é a terceira melhor data de vendas para o comércio, teve uma queda de 8% em relação ao ano passado”, afirmou. A abertura da Copa do Mundo aconteceu exatamente no dia 12 de junho e a queda nas vendas é atestada pela redução de consultas dos lojistas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). “Se teve queda na consulta, consequentemente teve queda na venda”, disse Samuel.
Pelo informado pelo presidente da CDL Aracaju, este não está sendo um ano bom para o comércio. Segundo ele, além de queda nas vendas do Dia das Mães, que é a segunda melhor data de vendas, o número de consultas ao SPC Sergipe caiu em 30% de janeiro a março de 2014, comparado ao mesmo período de 2013. “Ao final da Copa, vamos fazer apresentar um balanço completo da situação”, antecipou.
Foto: Arquivo F5 News


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes