Coronavírus: hotel registra cancelamento de 80% nas reservas
ABIH-SE apresenta ao governador Belivaldo Chagas medidas para amenizar situação Economia | Por Fernanda Araujo 19/03/2020 10h47 - Atualizado em 19/03/2020 12h31A pandemia do Coronavírus já afeta o setor hoteleiro de Sergipe. Nos últimos dias, diversos cancelamentos de reservas têm sido registrados e o cenário dos próximos meses já é visto com pessimismo perante o avanço da doença e o receio de contrair o vírus. Em um hotel na capital sergipana, 80% das reservas já foram canceladas. Para o restante deste mês de março e de todo o mês de abril, os potenciais hóspedes já desistiram.
Segundo a gerente de um hotel, Daniela Mesquita, desde a sexta-feira (13) que o estabelecimento recebe pedidos de cancelamentos. "São cancelamentos imediatos, a gente não sabe nem o que vai acontecer nos próximos meses. A ocupação hoje está em 20%, e infelizmente a situação tende a piorar porque as pessoas estão com receio de viajar. Hoje estamos apenas com 20 clientes hospedados. Podemos dizer que estamos no caos", lamenta Daniela, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH).
"Muitos hoteis estão com cancelamento de 50 a 60%. O prejuízo econômico por enquanto está incalculável, tem hoteis que vão chegar a 90% e se brincar a 100% de não ter reservas mais. É um prejuízo sem retorno". acrescenta Daniela. A situação também começa a afetar o quadro de funcionários. "Já trabalhamos com um número limite e estamos analisando até a próxima semana se vamos antecipar férias", diz.
Os hoteis são locais considerados de risco já que recebem turistas de todo o mundo. No Brasil, o Ministério Público Federal recomendou à Anac que garanta aos consumidores o cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo Coronavírus. Vários países já fecharam fronteiras, voos foram cancelados, vendas de passagens suspensas e aeroportos fechados. Atualmente, a recomendação dos órgãos de saúde é de que a população fique em casa e só saia em extrema necessidade, além de que estabelecimentos sigam orientações de prevenção.
"Apesar de não haver aglomeração, estamos tomando todas as medidas orientadas pela Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, pensando não só nos clientes, mas também na saúde dos colaboradores. Passamos a eles todas as medidas preventivas de estar lavando as mãos, disponibilizando aos clientes álcool gel; já tem álcool gel na recepção, no restaurante. Colocamos plaquinhas nas mesas do restaurante para que os clientes não sentem em mesas próximas. Interditamos as áreas de lazer, como piscina e academia", afirma Daniela Mesquita.
A Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE) afirma que vem acompanhando com preocupação os efeitos do Coronavírus no setor e apresentou na quarta-feira (18) no Palácio dos Despachos, ao governador Belivaldo Chagas, medidas para amenizar os efeitos negativos das ações de prevenção ao Coronavírus. A entidade chegou a realizar uma campanha para que os clientes optassem pela remarcação, ao invés do cancelamento.
No ofício, a ABIH-SE solicitou do governador a abertura de uma linha de crédito especial junto ao Banese para o setor; revisão do consumo mínimo contratado junto à Deso e programa de parcelamento; redução temporário do ICMS na conta de energia; apoio junto à Energisa na revisão de demanda contratada pela empresa e programa de parcelamento.
Na oportunidade, os dirigentes reforçaram a importância das medidas fazendo um relato da difícil situação do setor hoteleiro no estado, com a queda drástica da ocupação e cancelamento das reservas. Conforme a ABIH, o governador se comprometeu a estudar cada ponto apresentado.
*Com informações da ABIH-SE





