Cresce o número de ciclistas em Aracaju
Economia 12/06/2013 10h03

Cerca de 800 bicicletas de modelos diferenciados são comercializadas por mês no GBarbosa da Avenida Francisco Porto, loja mais próxima do calçadão da 13 de Julho. Antes, vista unicamente como instrumento de passeio, a bicicleta agora possibilita sua utilização também como meio de transporte, principalmente em uma cidade como Aracaju, cujo terreno é plano e possui 51 km de ciclovias implantadas e em funcionamento, de acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT).

Atento para as tendências, tais como a prática de exercícios ao ar livre e a busca por meios de transporte alternativos para driblar o trânsito, o GBarbosa ampliou a oferta de bikes, tanto as de modelos mais simples, como as profissionais. O preço é acessível, pois a partir de R$ 239, divididos em até 10x sem juros, e o consumidor poderá já sair com a sua magrela montada da própria loja.

Namorados e famílias adotam as bikes

Rewris Vilela, mecânico de bikes e consultor técnico, aproveita pra vivenciar a cidade com outro olhar juntamente com a namorada Elisângela Valença, que é jornalista e maquiadora. São 8 meses juntos trocando ideias sobre ciclismo. “É um esporte que qualquer pessoa pode praticar, independente de sexo ou idade. O ciclista pode escolher o que quer ser, desde o esporádico até um atleta de alto nível. Quando queremos pedalar juntos, escolhemos onde queremos ir e o ritmo que queremos manter”, conta Rewris.

Cada um já pedalava antes de se conhecer e foi por conta do interesse em comum que acabaram se cruzando pelas ruas, parques e orlas de Aracaju. “Eu sou a ciclista urbana, que usa a bike como transporte. Ele já é o ciclista atleta, que alia técnica e velocidade para superar limites, pedalar longas distâncias por trilhas, estradas de chão, subidas e descidas. Hoje, nos divertimos em trilhas e pedaladas longas”, relata Elis.

Elis conta que adotou a bicicleta como transporte porque não aguentava mais pegar engarrafamento, perder tempo e dinheiro. “Acabei redescobrindo minha paixão de infância e adolescência. Como eu precisava de uma bike para me locomover na cidade e carregar minhas coisas no dia a dia, procurei uma bike com bagageiro e cestinha e coloquei marchas nela com um câmbio interno. Minha segunda é a mountain bike para fazer trilhas. Pensamos numa bike com bons componentes e confortável. Não vou me tornar uma atleta, mas adoro me divertir nessas pedaladas.”

O casal praticante também aconselha: “tanto no trânsito, como em trilhas e em prática esportiva, o que não pode faltar é segurança, como capacete, lanternas, um kit de ferramentas e de reparo de pneus e água. No trânsito, também é preciso seguir as regras, como andar na mão, respeitar a faixa de pedestres e toda a sinalização. A bicicleta é um veículo reconhecido pelo Código de Trânsito Brasileiro”, informam.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes