Demanda das empresas por crédito registra queda no segundo semestre
Economia 16/08/2016 15h05A demanda das empresas por crédito abriu o segundo semestre em retração, segundo o indicador Serasa Experian. O levantamento mostra variação negativa de 5,9% em julho em relação a junho. Houve queda também de 3% na comparação com julho do ano passado.
No acumulado do ano de janeiro a julho, a demanda das empresas por crédito caiu 2,3% frente ao mesmo período do ano passado. Na análise por porte, a queda na demanda empresarial por crédito em julho foi puxada pela retração observada de 6,1% nas micro e pequenas empresas. Nas médias e grandes empresas, houve quedas de 1,8% (médias) e de 0,7% (grandes) na procura por crédito.
Na análise por setor, as empresas de serviços recuaram a demanda por crédito em 7,5% em julho, ante junho. As empresas dos setores industrial e comercial acusaram retrações de -4,6% na indústria e -4,4% no comércio.
Economistas da Serasa consideram que a queda da demanda das empresas por crédito ocorre em meio ao atual quadro de retração da economia, diminuindo a necessidade de capital de giro, combinada com as condições mais restritivas do crédito nas instituições financeiras.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes