Descubra se o crédito consignado é a melhor para você e para seu bolso
Economia 22/08/2015 09h38Da Redação
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou esta semana que algumas instituições suspenderam temporariamente a concessão de empréstimos consignados para servidores públicos federais. Segundo a Febraban, a suspensão vai durar até que seja definida a estratégia de migração do processamento das folhas de pagamento para um novo sistema que o Ministério do Planejamento está desenvolvendo. Contudo, os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil continuam a oferecer o crédito consignado normalmente.
A Febraban preparou algumas dicas para quem está pensando em comprar uma casa, um carro ou até mesmo viajar para o exterior e pode encontrar no crédito uma opção:
Como funciona?
Este é um tipo de empréstimo que tem duração de no máximo 72 meses e os juros e as taxas variam de acordo com o valor, o contratante e a instituição. Para aposentados e pensionistas os juros são um pouco mais baixos e chegam no máximo até 2,34% ao mês.
O pagamento das parcelas é feito de forma indireta, ou seja, as parcelas são descontadas direto na folha de pagamento da pessoa que contratou o crédito. Assim o credor tem a garantia de receber o que emprestou. E essa garantia contribui para que a consignação ofereça juros mais baixos que o cheque especial, por exemplo.
Mudanças
No mês de Julho, o Governo publicou uma medida que amplia o limite de desconto do crédito na folha de pagamento. Isso quer dizer que houve um aumento de 30% para 35% no limite da prestação. Mas estes 5% a mais só podem ser utilizados para pagar despesas com o cartão de crédito.
Quem tem direto?
Pensionistas e aposentados, servidores públicos e qualquer trabalhador com a carteira assinada podem contratar o Crédito Consignado. Mas vale ficar esperto se você for funcionário de alguma empresa privada, pois existe o fator de instabilidade no emprego. Isso pode forçar um pouco a antecipação do pagamento da dívida no caso do contratante ser demitido. Se isso acontecer, o empregado tem que pagar o resto da dívida de uma única vez ou seu crédito será convertido a taxas de juros do mercado. Mas isso pode ser revisto no contrato e conversado com a instituição que dá o crédito antes de fechar o acordo, é só ficar de olho.
Qual o melhor momento para utilizar?
Vá com calma, pense e considere se o crédito consignado é realmente a melhor escolha para você. Em algumas situações basta esperar um pouco e tentar economizar um dinheirinho por mês para conseguir pagar a compra à vista.
Se depois de fazer as contas, ainda assim, achar que o crédito consignado é a melhor opção para o seu bolso no momento, se programe-se para que as parcelas do pagamento do empréstimo caibam no seu orçamento.
Antes de fazer a contratação, coloque seus gastos mensais em uma planilha e veja onde você pode economizar para pagar as prestações sem criar novas dívidas.
Por fim, a Febraban orienta “pesquise, coloque o orçamento na ponta do lápis e descubra se o Crédito Consignado é o melhor caminho para você”.
*Com informações da Febraban e da Agência Brasil


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes