Dia dos Pais: comércio aracajuano registra queda no faturamento
Economia 11/08/2015 09h49Pela primeira vez desde 2005, as vendas no comércio em comemoração ao Dia dos Pais caíram em todo o país, com recuo de 5,1%, segundo do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O percentual refere-se ao às vendas no período que antecedeu a data (de 3 a 9 de agosto) comparado com a semana que antecedeu a data no ano passado (de 4 a 10 de agosto).
Em Aracaju, o cenário também não foi tão agradável. Conforme balanço preliminar da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), este ano, o comércio da capital registrou queda de 6% no faturamento durante o período. Apesar da movimentação intensa nas lojas, os consumidores optaram por comprar presentes mais baratos, fator que pode justifica a retração. Os comerciantes esperavam um acréscimo de pelo menos 1,5% nas vendas, mas o saldo foi semelhante ao do ano passado.
Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, o desaquecimento está associado à "crise econômica que o país atravessa, marcada pela alta da inflação, dos juros no crediário, do desemprego e pela queda da confiança dos consumidores”.
A baixa movimentação no comércio no Dia dos Pais, este ano, ocorre após uma sequência dez altas seguidas. No ano passado, a elevação já havia sido menos expressiva do que no período anterior, passando de 3,3%, em 2013, para 2,1%, em 2014. O maior volume de vendas ocorreu em 2011, quando elas cresceram 8,8%.
*Com informações da Agência Brasil


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes