Empresário sergipano está recuperando otimismo, revela Fies
Economia 04/07/2016 09h59Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) aponta que os empresários sergipanos estão recuperando o otimismo. Segundo a Sondangem Industrial e da Construção, o que o indicador de expectativa (para os próximos seis meses) de Demanda por produto somou 52,6 e o de Quantidade Exportada somou 50 pontos, indicando confiança e expectativa de crescimento da demanda interna e externa.
As expectativas dos empresários sergipanos para os próximos seis meses estão melhores que as do mês anterior, entretanto os indicadores de Número de empregados (46,3) e de Compras de matéria-prima (48,6) permanecem abaixo da linha dos 50 pontos, indicando pessimismo dos empresários, porém os indicadores estão melhores que os do mês anterior, abril de 2016.
A Sondagem Indústria da Construção, mostrou que em maio de 2016 houve redução do Nível de atividade, que somou 42,2 pontos, apresentando uma redução de 5,2 pontos, na comparação com o mês de abril de 2016. De modo geral os indicadores do mês de maio foram menores que os do mês de abril, a exceção foi o indicador de expectativa para os próximos meses do Número de empregados, que ficou com 38,4 pontos, 0,5 ponto acima do registrado no mês anterior. A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) das empresas sergipanas foi de 77%, acima do usual para o mês e bem acima dos resultados apresentados pelo Brasil (56%) e pelo Nordeste (57%).
A análise do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial, do mês de junho de 2016, mostrou que os empresários sergipanos estão recuperando o otimismo, o ICEI de junho foi 2,9 pontos superior ao registrado em maio, somando 47,7 pontos. Apesar de ter ficado abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o crescimento do índice mostra uma recuperação da economia. O indicador de expectativas somou 53,7, confirmando a o otimismo dos empresários. Além disso, mostram-se confiantes e otimistas em relação ao futuro das suas empresas, com o indicador de expectativas somando 56 pontos, ou seja, acima da linha dos 50 pontos.
As pesquisas foram criadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de conhecer tendências e expectativas dos empresários do setor industrial. Os indicadores apresentados nas pesquisas variam no intervalo de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva ou otimismo, já os valores abaixo desta linha divisória, apontam evolução negativa ou pessimismo.
*Com Fies


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes