Energisa anuncia investimento de R$ 143 milhões para Sergipe em 2021
Maior fatia dos recursos será aplicada para dar mais robustez ao sistema no interior
Economia | Por Will Rodriguez 09/02/2021 19h15 - Atualizado em 10/02/2021 11h54

O Grupo Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 63 dos 75 municípios sergipanos, planeja investir R$ 143 milhões este ano no estado. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia em Sergipe, Roberto Currais, durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (9). 

O montante que a empresa planeja aplicar nas ações em território sergipano é 62% maior do que os R$ 83 milhões investidos no ano passado. A Energisa encerrou 2020 com uma redução de demanda que oscilou entre 15% a 20%, mas tem boas perspectivas para 2021 e deve destinar 53% dos seus investimentos em obras para ampliar a capacidade operacional. 

“A nossa prioridade é oferecer um serviço cada vez melhor, com robustez de segurança contra a indisponibilidade, garantindo uma oferta de energia permanente, levando bem-estar à população”, disse o presidente Roberto Currais, ao salientar um indicador de eficiência aferido pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo o qual, o sergipano ficou em média apenas dez horas sem energia em todo o ano passado, abaixo do limite fixado pela reguladora.

Com o atendimento mensal de cerca de 806 mil clientes, a Energisa vai direcionar R$ 1,2 para o sertão, R$ 2 milhões para o Baixo São Francisco, R$ 460 mil para o leste sergipano, R$ 3,9 milhões para o agreste central, R$ 2,6 milhões para o centro-sul, R$ 6,7 milhões para Aracaju e Barra dos Coqueiros e R$ 4,3 milhões para as demais cidades da Região Metropolitana. “Já temos R$ 21 milhões em obras definidas e outros R$ 105,9 milhões para serviços que serão projetados sob demanda”, acrescentou Currais. 

Associado aos investimentos no aperfeiçoamento dos serviços, o grupo pretende aplicar R$ 6,3 milhões no enfrentamento ao furto de energia. Por mês, as equipes da Energisa realizam cerca de seis mil inspeções, em 45% delas são flagrados os famosos ‘gatos’, com uma perda estimada similar ao consumo anual do município de Itabaiana. 

“Além de crime, os furtos oneram a tarifa de energia, pois esses valores são repassados ao consumidor final. Eles também prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos, a receita da empresa e, consequentemente, os investimentos na melhoria do serviço”, detalhou o gerente comercial Wellington Aranha.

A pandemia de covid-19 acelerou o processo de digitalização da companhia, especificamente no atendimento ao consumidor final. Além dos canais de comunicação virtuais, agora a Energisa prepara a liberação dos pagamentos através da Plataforma PIX. Essa medida se soma às mudanças nas condições de pagamento e negociação de débitos, que passaram a ser feitas através do cartão de crédito, e serão mantidas. 
 

Edição de texto: Monica Pintosh
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