Evento da Embrapa fala sobre minhocultura e compostagem
Objetivo é divulgar essa técnica entre produtores rurais Economia 24/09/2012 18h36Por Allana Andrade
Nesta segunda-feira, 24, teve início o workshop sobre minhocultura e vermicompostagem organizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. O evento, que prossegue até a quarta-feira, 26, tem o objetivo de divulgar o uso de minhocas na fertilização do solo e atualizar estudantes, pesquisadores e produtores sobre a utilização da técnica.
“O evento é para divulgar a produção de húmus da minhoca, produzir e utilizar principalmente nas hortaliças como alface, repolho, tomate e couve”, explica José Roque, da equipe de eventos da Embrapa.
O chamado húmus de minhocas nada mais é que o subproduto obtido através das minhocas ao ingerir resíduos do solo e gerar matéria orgânica, sem risco para a saúde. O processo conhecido também como vermicompostagem é produzido através da união de esterco bovino, resíduos e minhocas.
“É uma estratégia para reduzir o impacto do lixo gerado nas cidades e no campo. Então nada melhor do que usar a minhoca. Com o material de resíduo que o produtor já tem, ele vai substituir parte do adubo químico que ele iria utilizar sem gastar com isso”, explica o coordenador da Embrapa, Fernando Cintra.
Ainda de acordo com o coordenador, o processo é simples, só precisa de incentivo. “Todo esse retorno de fertilidade do solo vem do húmus, é algo muito simples, só não é mais difundido porque não existem políticas públicas. É possível fazer o minhocário em qualquer lugar, quase sem custos”, afirmou.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes