Exposição de Nossa Senhora da Glória começa nesta quinta-feira
Economia 04/11/2015 10h37

 

Nesta quinta-feira, 05 de novembro, tem início em Nossa Senhora da Glória, a 34ª Exposição Feira de Animais da Região Norte do Estado e 9ª Festa do Leite. O evento acontece no Parque de Exposição João de Oliveira Dantas e pretende movimentar mais de R$ 1 milhão de reais na venda de animais e máquinas agrícolas, além de conceder cerca de 30 mil reais em prêmios. Devido ao crescimento expressivo da atividade leiteira no município, que o coloca entre os 100 maiores produtores do Brasil segundo o IBGE, a edição de 2015 será a primeira em que o evento será especializado no negócio leite.

Por isso, este ano a programação traz uma série de novidades, incluindo o 1º Shopping do Fazendeiro, que reunirá mais de 50 expositores. É o que explica Marcelo Barreto, da Casa do Fazendeiro, um dos organizadores do evento. De acordo com ele, a ideia é que o negócio seja fomentado através da reunião de todo tipo de necessidade do produtor num só lugar. “A nossa expectativa é muito grande. O nosso objetivo é que os convidados possam comprar e levar para as suas propriedades animais de qualidade genética, agregando na produção”, pontua.

O evento também contará com um torneio leiteiro para quatro categorias: caprinos, vacas de alta lactação, novilhas e, pela primeira vez, vacas de até 30 kgs. “Esse evento vai ter como diferencial o torneio dos 30, que quisemos incluir para possibilitar a participação de criadores que não possuem tratador profissional. E, além do torneio, os animais de pista também vão ser premiados”, explica Barreto. Outra novidade que promete movimentar o evento é o Clube da Bezerra, competição em que crianças de até 12 anos apresentarão suas bezerras para que sejam julgados melhor animal e melhor apresentador. E, na programação técnica, oficinas, palestras e mini-cursos abordarão temas de interesse dos criadores.

O encerramento do evento ficará por conta do Leilão Leite do Fazendeiro, que acontece a partir das 12h do sábado, dia 07 de novembro. Segundo o veterinário Marcos Franco, técnico da Emdagro, ele será conduzido pela Bahia Leilões e, sozinho, deve movimentar cerca de meio milhão de reais. “Com certeza será um grande leilão. Teremos disponíveis para venda, 20 bezerras e bezerros e 20 vacas e touros, animais leiteiros altamente selecionados das raças Girolando e Holandesa. O evento será grandioso”, conclui Marcos.

Considerada “A Capital do Sertão”, Nossa Senhora da Glória é a maior bacia leiteira de Sergipe, um centro regional que reúne grandes laticínios, as maiores indústrias de leite do estado com serviço de inspeção federal - ou seja, o leite formal. Essas indústrias captam hoje, em torno de 300 mil litros de leite por dia e, se considerados fabriquetas e informais, esse número pode chegar aos 450 mil litros/dia. Tanta tradição leiteira gera grande expectativa na população do município e do entorno diante da realização de um evento desse porte. Quatro dias antes do fim do prazo para inscrições, em 19 de outubro, os pavilhões de expositores já estavam lotados, com argolas esgotadas - o que significa que a Exposição já havia batido o limite dos 200 animais inscritos.

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes