Feira da Economia Solidária acontecerá em Aracaju
Economia 10/09/2015 10h32Neste fim de semana, 11, 12 e 13 de setembro vai ser realizada a Feira da Economia Solidária no Centro de Arte e Cultura Jota Inácio, na Orla de Atalaia, em Aracaju. A feira é promovida pela Coordenadoria do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e Direitos Humanos (Seidh). O evento terá sua abertura no dia 11/09, às 17h e se estenderá nos dias 12/09 (das 9h às 22h) e 13/09 (das 9 às 20h).
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, comprar, trocar, vender, consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move essa economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos tenham qualidade de vida. É também uma estratégia de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política).
Em dezembro de 2013, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Trabalho, firmou com o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, o Convênio MTE/SENAES Nº 00062/2013, objetivando ações integradas de Economia Solidária para o desenvolvimento local e territorial visando à superação da extrema pobreza. Dentre o cronograma de ações do convênio, há a realização de Feiras de Economia Solidária. Dentre elas, oito territoriais já realizadas e uma Feira Estadual.
Na economia solidária, as feiras constituem importante estratégia de comercialização, combinando espaços de venda direta, trocas solidárias e rodadas de negócios. Além de viabilizar a produção de bens e serviços comercializados, estes espaços também resgatam relações personalizadas entre produtores e consumidores, favorecendo a fidelidade do consumo de produtos e serviços de origem solidária, e também da produção familiar e agroecológica. Proporcionam também o encontro e o intercâmbio de conhecimentos conceituais e práticos e o fortalecimento da articulação da economia solidária em fóruns ou redes.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes