Festival do Caranguejo promete aquecer trade turístico sergipano
Economia 04/08/2016 12h20Por Will Rodriguez e Aline Aragão
Ele é um velho conhecido dos sergipanos, já acostumados a degustar uma boa caranguejada aos finais de semana, mas pelos próximos dez dias, aracajuanos e turistas poderão apreciar o caranguejo em 26 formas diferentes. A apresentação oficial dos pratos que participam da 2ª edição do Festival do Caranguejo aconteceu na noite dessa quarta-feira (03).
A arena gastronômica está montada na passarela que leva o nome do crustáceo, na Orla da Atalaia, zona sul de Aracaju, onde os restaurantes oferecem até a sexta-feira (5) os pratos a preços promocionais. Depois, até o dia 14 de agosto o festival segue em cada estabelecimento participante e no final será escolhido o melhor prato desta edição.
O
secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Carvalho, destaca que o festival instiga a criatividade dos chefs de cozinha para revelar as possibilidades de utilização do crustáceo e também insere Sergipe no circuito gastronômico nacional. “Hoje até feijoada pode ser feita com caranguejo, as pessoas estão conhecendo o que pode ser criado com essa iguaria tão tradicional. O festival tem a finalidade de fixar em Sergipe um evento para atrair o turista a Aracaju, aquecendo nossa economia, sobretudo, nesse mês que é sempre mais fraco para o setor turístico”, afirma.Tem pratos que são bastante tradicionais como a coxinha ou pastel de caranguejo, mas também é possível encontrar sushi, ravióli, temaki, escondidinho, risoto e até feijoada preparados a base da iguaria.
Alguns chefs foram ainda mais ousados, como Timóteo Domingos (ao lado), criador da gastrotinga, que em sua primeira participação propôs a mistura da culinária do sertão e do litoral, resultando num caranguejo refogado na folha de velande, erva típica da caatinga, acompanhado de um creme de xique-xique com macaxeira. “As pessoas vão se surpreender. O prato mostra que através da fusão de ingredientes tão diferentes é possível conseguir sabores magníficos”, garante.O festival do caranguejo aguça o paladar, mas também desponta como aliado do setor hoteleiro que enfrenta dias difíceis com as quedas consecutivas nas taxas de ocupação. Para a presidente da Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis/Sergipe (Abih/SE), Daniela Mesquita, o evento ajuda a projetar o estado no cenário nacional e isso deve se refletir na atração de mais visitantes. “É um evento que já está se consolidando e entrou para o calendário do turismo de Sergipe porque leva Aracaju à mídia nacional despertando nos turistas o desejo de conhecer nossa iguaria”, disse.Além dos stands gastronômicos, na Arena há espaço para mostra de artesanato; meio ambiente e o caranguejo em seu habitat natural; KidsCaranga; Oficinas Gastronômicas, além dos shows e apresentações culturais.
O evento é uma promoção da Semict em parceria com Abrasel e o Sebrae, e tem o apoio do Sistema Fecomércio Sergipe. A Arena funciona das 18h às 23h. Mais informações: 79 3222 – 1432.Fotos: Divulgação Semict


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes