Gestores discutem desenvolvimento econômico de municípios sergipanos
Economia 29/04/2015 17h00Com o objetivo de discutir políticas públicas de enfrentamento a retração econômica enfrentada pelo país este ano, gestores municipais de várias cidades sergipanas participaram na manhã desta quarta-feira (29), de um Fórum Estadual para o Fomento das Atividades de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
Durante o encontro, prefeitos e secretários municipais puderam discutir novas perspectivas para o desenvolvimento local por meio de troca de experiência, articulação de iniciativas e indução de políticas públicas para o desenvolvimento territorial.
Durante a abertura do Fórum, o presidente da Codise, Sérgio Reis, destacou a importância do estreitamento de laços do Governo Estadual com os municípios de Sergipe para o conhecimento das possibilidades de realização de novos negócios, através da Lei de Incentivos Econômicos.
Ainda em seu discurso, Sérgio Reis ressaltou a importância do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), criado pela Lei 3.140/91, que tem como foco incentivar e estimular o desenvolvimento sócio-econômico estadual. “Com o PSDI já foram beneficiadas 500 indústrias, dentre as quais podemos destacar os segmentos de confecções, têxtil, calçados, cosméticos, produtos químicos, artefatos de cimento, gráfica e produtos alimentícios”, afirmou o presidente. Desde o ano de 2014 até agora, 65 empresas foram incentivadas.
Palestras
Entre as temáticas nas palestras, se destacaram as apresentações do gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Adeilson Graça Leite, que ministrou sobre o “Panorama da Implementação da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas de Sergipe; a “Iniciação das Prefeituras Municipais na REDESIM”, proferida pelo presidente da Junta Comercial de Sergipe, George Trindade; a “Implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em Sergipe- A Experiência de Estância, ministrada pelo secretário municipal de Indústria e Comércio de Estância, Martinho Barreto.
Foram debatidos também assuntos como “Fórum de Desenvolvimento Econômico- Sebrae Nacional e Frente Nacional de Prefeitos”, temática ministrada pelo secretário municipal de Planejamento de Pacatuba, José Roberto Melo, que também é membro da Comissão Executiva Nacional do Fórum de Desenvolvimento Econômico da Frente Nacional de Prefeitos e Sebrae/Nacional. Teve ainda uma apresentação do “Guia de Oportunidades para Investidores”, ministrada pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi- IEL/SE e coordenador do Núcleo de Informações Econômicas da FIES, Rodrigo Rocha.
Visão de Futuro
Uma das propostas apresentadas durante o Fórum foi a da construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento econômico. A prefeita da cidade de Nossa Senhora Aparecida, Verônica Souza, afirmou que eventos assim deveriam acontecer mais vezes. “Fóruns como esses são de extrema importância, uma vez que todos os gestores aqui reunidos têm a oportunidade de trocar ideias a fim de buscar alternativas para o melhor desenvolvimento sócio-econômico dos nossos municípios”, afirmou.
A gestora do município de Carmopólis, Esmeralda Cruz apoiou a iniciativa. “Estamos vivenciando um momento de crise, então, acredito que eventos desse porte são essenciais para todos os gestores. Aqui, estamos buscando soluções, vendo o que se pode trazer de novo para investir em nossas cidades. A Codise está de parabéns em promover essa união com todos os gestores”, finalizou.
Participação
Participaram do Fórum Estadual de Gestores Municipais para o Fomento das Atividades de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, os prefeitos Tiago Dórea (Poço verde), Jeferson Santana (Maruim), Airton Martins (Barra dos Coqueiros), Carlos Magno (Estância), Fernando Luiz ( Nossa Senhora das Dores), Verônica Souza (Nossa Senhora Aparecida) e Esmeralda Cruz (Carmópolis). Além de secretários municipais.
*Com informações e foto da Codise


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes