Golpistas estão enviando cartas para fraudar contribuintes
Receita Federal alerta contra fraude Economia 22/02/2012 13h55
Por Márcio Rocha
Entre os vários golpes realizados contra os contribuintes que usam os mecanismos digitais para fazer suas transações bancárias e consultar a situação fiscal pessoal e de suas empresas, a Receita Federal alerta para um novo golpe. Fraudadores estão enviando cartas para os contribuintes, indicando um site para o usuário entrar, supostamente relacionado à Receita Federal.
Contudo, ao acessar o site, o usuário é direcionado a uma página falsa da Receita, que envia spywares (programas espiões de computadores), para a máquina em que o usuário está logado, utilizando-se de keylogger (gravador de dados digitados no teclado do usuário), arquivando todos os dados do usuário, como senhas de bancos e outras informações pessoais que podem tirar o sono de qualquer pessoa, caso perdidos.
O envelope vem com endereço de São Paulo, supostamente do serviço de notificação da Receita. No conteúdo do material enviado para o F5 News, a carta informa que o usuário deveria fazer uma atualização cadastral no site http://info2010.x10.mx, levando o usuário direto para a armadilha cibernética.
A Receita Federal não envia cartas ou e-mails para os contribuintes, solicitando atualização de dados cadastrais. Destaca que vários golpes deste tipo já foram descobertos e alerta aos contribuintes que em caso de dúvida, se dirijam até o departamento da Receita Federal mais próximo.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes