Instabilidade financeira e ameaça de crise afetam setor de turismo
Procura por pacotes de viagem caiu 10% em Aracaju
Economia 16/12/2014 16h19

Por Aline Aragão

O réveillon está chegando e para quem vai passar a virada do ano na capital sergipana terá, entre as atrações da festa realizada pela Prefeitura de Aracaju na Orla da Atalaia, a opção de passar a festa em hotéis ou restaurantes que oferecem pacotes que não deixam a desejar.

De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), em Sergipe houve uma queda de 10% na procura por pacotes de viagem, em relação aos anos anteriores. Com isso, o movimento na orla de Aracaju pode ser maior.

Segundo o conselheiro da Abav, José Alberto Balbino Almeida, essa queda pode está associada à instabilidade financeira do país, e do estado. “Tenho conversando com muita gente, e as pessoas estão temerosas sobre o que vem pela frente - por isso estão preferindo economizar e passar o réveillon aqui”, disse.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Sergipe (Sindetur), Ravison Souza, também observa essa queda. Segundo ele, faltando menos de 15 dias para o réveillon, ainda é possível encontrar vagas em hotéis e resorts, o que não aconteceu no ano anterior.

O problema para quem deixou para comprar de última hora, segundo Souza, são os preços, que ficam muito acima de quando se compra com antecedência. “Quem quiser viajar, ainda encontra, mas vai pagar mais caro”, disse.

Já para o setor hoteleiro, a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE) é que a taxa de ocupação chegue no mínimo até 90%, no período da festa e com expectativa de crescimento no mês de janeiro por contas das férias.

E para atrair turistas e aracajuanos, hotéis e restaurantes localizados na Orla da Atalaia estão oferecendo pacotes all inclusive, com shows e muita diversão dentro dos estabelecimentos. O gerente de um dos restaurantes mais tradicionais da Passarela do Caranguejo, Rogério Marques, contou que mais de 70% das mesas já foram vendidas. “Vamos ter shows com banda de samba e uma orquestra para animar nossos clientes, com certeza até o natal teremos todas as mesas vendidas”, contou.

 

 

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes