Lojistas aracajuanos esperam aquecer vendas com liquidações de janeiro
Consumidores respondem ao chamado e lotam centro comercial
Economia 09/01/2015 11h58

Por Fernanda Araujo

O centro comercial de Aracaju (SE) está a todo o vapor com as liquidações do mês de janeiro, para os lojistas este período é uma oportunidade para reforçar as vendas que faltaram no Natal e no Ano Novo. Já o consumidor aguarda o período após as festividades de fim de ano para adquirir os produtos desejados por um preço atrativo.

Em algumas lojas, no Centro da cidade, que realizam queima de estoque nesta sexta-feira (9) a movimentação é grande. Uma delas apostou em abrir as portas às 5h e fechar às 13h para liquidar tudo, e os consumidores fazem fila para encontrar o produto desejado com menor preço. Tem até TV LED 40” por mil reais, como conta a dona de casa Antônia Rafaele. “Estou muito satisfeita com os preços, deixei para comprar agora e sai de televisão nova”, comemora.

Em um supermercado de grande rede teve início hoje às 6h o primeiro saldão 72h do ano. Com produtos negociados especialmente para a liquidação, a aposta varejista desta vez está nos produtos tecnológicos, como a linha de telefonia, smart TVs e lavadoras de alta capacidade. Há ofertas também nos setores de eletro, bazar, higiene/limpeza e alimentos, incluindo produtos de mercearia, perecíveis e bebidas. A expectativa de vendas é superar em 10% o saldão do ano passado, com parcelamentos no cartão em até 18 vezes, sem entrada e sem juros.

Em lojas de artigo feminino há descontos de até 50%, e de calçados promoções a partir de R$ 10. Os shoppings da capital, em si, ainda não começaram as liquidações, mas algumas lojas e franquias já estão fazendo por conta própria, dando descontos de 50% a 70%.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Breno Barreto, o comércio em janeiro e fevereiro, g

eralmente, sofre uma queda nas vendas e todos tentam liquidar – em cima da sobra do estoque do mês de dezembro – para aquecê-la, cada um em seu devido setor. “A expectativa é que todos se promovam por conta da queda das vendas de final de ano. E coloque para fora o seu estoque que encalhou. Ainda não há número exato da expectativa de vendas na liquidação porque como é para desovar então pode surpreender e pode decepcionar, mas a expectativa é de cautela”, diz.

Sobre as vendas com relação a 2014, conforme a CDL, o setor de calçados e vestuário teve um ano bom, chegou à casa de 3%. Já o da informática aqueceu apenas 0,8%. O setor de material de construção sofreu queda de 3,7% nas vendas. “A liquidação deve durar até o fim deste mês, mas cada um elaborou a promoção a depender da sua necessidade e disponibilidade”, conclui.

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes